A renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons condutores começa a valer nesta sexta-feira (9/1).
A medida beneficia os motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores e que não tenham cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Com a nova resolução, os motoristas que se enquadram nessa descrição não precisam mais realizar exames presenciais, ir ao Detran ou pagar taxas adicionais para renovar o documento.
A renovação automática é mais uma medida para baratear os custos relacionados ao transporte particular. O valor atual para renovar a CNH varia por estado: em São Paulo, por exemplo, o custo pode chegar a R$ 140,00.
Entenda como funcionará a renovação automática
Primeiramente, os condutores precisam se cadastrar no Registro Nacional Positivo de Condutores e ativar o cadastro no aplicativo CNH do Brasil ou no site do Senatran. Quando isso for feito, aparecerá o selo “Bom Condutor” no app.
Quando o documento vencer, a carteira de motorista será atualizada diretamente no sistema de forma automática e digital via Senatran, com a atualização disponível no aplicativo da CNH do Brasil.
Há, no entanto algumas exceções. A renovação automática não vale para:
- Condutores com 70 anos ou mais
- Condutores com validade do CNH reduzida por recomendação médica
- Motoristas a partir de 50 anos receberão o benefício uma única vez
Leia mais: Mega-Sena não tem ganhador; prêmio vai a R$ 13,5 milhões
