O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, nesta sexta-feira (9/1). Durante o telefonema, os líderes celebraram a aprovação do acordo entre Mercosul e União Europeia pelo Conselho Europeu e discutiram a situação na Venezuela.
Na ligação, o presidente brasileiro agradeceu o empenho do governo espanhol para a conclusão do acordo comercial entre os blocos econômicos. Lula expressou expectativas de que o tratado traga benefícios concretos tanto para o Mercosul quanto para a União Europeia, segundo comunicado divulgado pelo Planalto.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Sobre a Venezuela, Lula e Pedro Sanchéz destacaram a importância da declaração conjunta emitida por Brasil, Espanha, Chile, Colômbia, México e Uruguai, que rejeita o uso da força nas relações internacionais. Também celebraram a libertação de presos venezuelanos e estrangeiros.
O telefonema ocorreu no Palácio do Planalto, de onde o presidente brasileiro tem coordenado contatos diplomáticos em resposta aos acontecimentos recentes na Venezuela e ao cenário internacional.
Desde o ataque ocorrido na Venezuela em 3 de janeiro, Lula tem intensificado o diálogo com outros chefes de Estado. Na quinta-feira (8), o presidente brasileiro conversou com três presidentes: Claudia Sheinbaum, do México; Mark Carney, do Canadá; e Gustavo Petro, da Colômbia.
Após os ataques na Venezuela, Lula também manteve diálogo com Delcy Rodrigues, vice-presidente do governo de Nicolás Maduro. O presidente brasileiro tem defendido uma solução pacífica e diplomática para a crise venezuelana, em linha com os princípios de não-intervenção e respeito à soberania nacional.
Leia mais: Acordo Mercosul-UE pode gerar mais emprego no Brasil, diz economista Roberto Gianetti
