A Federação Paulista de Futebol (FPF) implementou um novo sistema de disputa para o Campeonato Paulista 2026 que começa neste sábado (10/01). A competição estadual terá formato semelhante ao da competição europeia “Champions League”, com fase de pontos corridos, seguida de mata-mata.
A mudança ocorre após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipar o início do Campeonato Brasileiro para 28 de janeiro, criando sobreposição entre os torneios.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Com o Brasileirão e o Paulista ocorrendo simultaneamente durante parte do período, a FPF precisou redesenhar o formato da competição.
Das eliminatórias à final
Na primeira fase, cada time enfrentará adversários do mesmo pote e jogará mais cinco rodadas contra clubes de outros grupos. Os oito melhores na classificação geral avançarão para a fase eliminatória, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Série A2.
As quartas de final e semifinais serão realizadas em jogos únicos, com apenas a decisão disputada em duas partidas. A final será no dia 8 de março.
Cabeças de chave
Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos foram designados como cabeças de chave no novo formato. A FPF garantiu que os tradicionais clássicos entre esses times serão mantidos na competição. O dérbi campineiro entre Guarani e Ponte Preta também está confirmado no torneio.
Os jogos do Paulista serão realizados em estádios por todo o estado de São Paulo.
