O papa Leão XIV pediu “paz e diálogo” no Oriente Médio e o fim da violência na Ucrânia, durante a oração do Angelus. O pronunciamento ocorreu neste domingo (11/01), no Vaticano, em meio a tensões crescentes no Irã e na Síria, além de novos ataques à infraestrutura energética em Kiev.
O líder da Igreja Católica manifestou preocupação com as mortes causadas pelos conflitos no Oriente Médio. No Irã, protestos iniciados na última semana de dezembro por questões econômicas evoluíram para manifestações políticas contra o regime linha-dura do aiatolá Ali Hosseini Khamenei.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
“Meus pensamentos se voltam para o que está acontecendo hoje no Oriente Médio, particularmente no Irã e na Síria, onde as tensões persistentes estão causando a morte de muitas pessoas. Espero e rezo para que o diálogo e a paz sejam cultivados com paciência, buscando o bem comum de toda a sociedade”, declarou o papa.
O pontífice também abordou a situação na Ucrânia, onde ataques recentes comprometeram serviços essenciais durante o inverno. Mais de mil prédios residenciais, em Kiev, permanecem sem aquecimento, conforme informações divulgadas pelas autoridades locais mais cedo.
Leia mais: Marco Rubio e Netanyahu discutiram intervenção no Irã, diz Reuters
“Na Ucrânia, novos ataques, particularmente graves, direcionados principalmente à infraestrutura energética, justamente quando o frio se intensifica, estão afetando fortemente a população civil. Oro por aqueles que estão sofrendo e renovo meu apelo pelo fim da violência e pela intensificação dos esforços para alcançar a paz”, afirmou Leão XIV.
