A campanha de vacinação contra sarampo e febre amarela começa nesta segunda-feira (12/1) no estado de São Paulo.
A estratégia preventiva terá algumas fases ao longo do mês de janeiro, começando por locais de grande circulação até chegar em todo o público-alvo.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A primeira fase da ação começa pela capital paulista e será realizada em locais de grande circulação como estações de metrô, terminais de ônibus e shopping centers até sexta-feira (16/1), segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
Entre os dias 19 e 23 de janeiro, a vacinação será direcionada especificamente a trabalhadores que têm mais contato com turistas, como os profissionais de segurança pública, taxistas e profissionais do setor de turismo. No dia 24 de janeiro, está marcado o dia D de vacinação, com imunizantes disponíveis para todo o público-alvo.
Para se vacinar, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou um dos pontos de vacinação que estarão distribuídos pelo município em locais de grande circulação. As vacinas são gratuitas pelo SUS.
Vacinação contra o Sarampo
Para o sarampo, a imunização beneficiará principalmente adolescentes e adultos com esquema vacinal incompleto, sendo indicada para pessoas entre 12 meses e 59 anos.
Entre janeiro e e novembro de 2025, o Ministério da Saúde registrou 37 casos de sarampo em todo o Brasil, sendo dois desses casos em São Paulo. Todos foram classificados como importados, adquiridos durante viagens, sem transmissão local do vírus no país. O sarampo possui alto potencial de contágio, podendo uma pessoa infectada transmitir a doença para até 90% das pessoas próximas não imunizadas.
Os principais sintomas da doença são manchas vermelhas no corpo e febre alta, tosse, conjuntivite, nariz escorrendo ou mal-estar intenso. Em casos mais graves, pode haver diarreia intensa, infecções de ouvido, cegueira, pneumonia e encefalite (inflamação do cérebro). Algumas dessas complicações podem ser fatais.
Vacinação contra o Febre Amarela
A vacinação contra a febre amarela será focada em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, além de pessoas que vivem ou transitam por áreas com registro de transmissão da doença.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril agua e com letalidade elevada em casos graves. A doença é transmitida por mosquitos. Os principais sintomas da doença são febre, dores no corpo, calafrios, náuseas e vômitos, fraqueza e dor de cabeça intensa.
Leia mais: Governo vai construir primeiro hospital inteligente do SUS em São Paulo
