Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaMoraes concede regime semiaberto a hacker que invadiu sistema...

Moraes concede regime semiaberto a hacker que invadiu sistema do CNJ

Walter Delgatti, condenado a 8 anos e 3 meses de prisão, poderá sair durante o dia para trabalhar ou estudar, mas deve retornar à noite

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu autorização para que Walter Delgatti Neto progrida do regime fechado para o semiaberto. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (12), beneficiando o hacker condenado por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No regime semiaberto, Delgatti poderá sair durante o dia para trabalhar ou estudar, mas deverá retornar à unidade prisional para pernoitar. O hacker está detido desde agosto de 2023, quando foi preso pela invasão aos sistemas do CNJ.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A condenação de Delgatti resultou em pena de 8 anos e 3 meses de reclusão. Ele foi responsável por inserir documentos falsos no sistema do CNJ, incluindo uma ordem de prisão contra o próprio ministro Alexandre de Moraes “assinada” pelo magistrado.

A ex-deputada federal Carla Zambelli também foi condenada no mesmo processo. Apontada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como mentora do crime, recebeu sentença de 10 anos de prisão e perdeu seu mandato parlamentar. Em dezembro, ela renunciou ao cargo na Câmara dos Deputados.

De acordo com a PGR, a invasão ocorrida em janeiro de 2023 tinha como objetivo desacreditar o Poder Judiciário e reforçar questionamentos sobre a legitimidade das eleições presidenciais de 2022.

Leia mais: Daniela Lima: “Instalação de Bolsonaro na PF não dá nem para chamar de cela”

Atualmente, Zambelli encontra-se detida na Itália, onde aguarda decisão sobre o pedido de extradição feito pelo Brasil. O governo brasileiro busca trazê-la de volta ao país para que cumpra sua pena em território nacional.

Antes do caso envolvendo o CNJ, Delgatti já havia sido condenado em primeira instância a 20 anos de prisão por hackear autoridades ligadas à Operação Lava Jato. Neste processo, investigado na Operação Spoofing, ele responde em liberdade, pois ainda existem recursos pendentes na segunda instância da Justiça Federal em Brasília.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais