Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaQuem é Felix Mendonça Jr., deputado investigado por suspeita...

Quem é Felix Mendonça Jr., deputado investigado por suspeita de desvio de emendas

Operação Overclean cumpriu nove mandados de busca em endereços do parlamentar. Justiça determinou bloqueio de R$ 24 milhões em bens

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), de 62 anos, é investigado pela Polícia Federal por suspeita de integrar organização criminosa que desviava emendas parlamentares. A PF cumpriu nove mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (13) em endereços ligados ao parlamentar na Bahia e em Brasília.

A Operação Overclean realizou buscas nas residências do deputado em Salvador e Brasília, em sua casa de praia e no escritório parlamentar na capital baiana. As investigações indicam que o presidente do PDT na Bahia teria usado sua influência para direcionar recursos a municípios baianos em troca de vantagens indevidas.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Segundo a PF, o parlamentar teria recebido propina direta e indiretamente por alocar recursos para pelo menos três cidades da Bahia. Esta não é a primeira vez que Mendonça Jr. é alvo da operação, tendo sido investigado também em junho de 2025, na quarta fase da mesma ação policial.

Natural de Itabuna, o deputado é filho do ex-deputado e ex-prefeito daquela cidade, Félix Mendonça (PDT), que faleceu em 2020 devido à covid. Mendonça Jr. está em seu quarto mandato consecutivo, tendo sido eleito pela primeira vez em 2010. Desde abril de 2025, ocupa o cargo de secretário de Relações Internacionais da Câmara.

A Justiça Federal determinou o sequestro de aproximadamente R$ 24 milhões em bens e valores. A medida atinge, além do deputado, empresários, prefeitos e o secretário parlamentar Marcelo Chaves, que também já havia sido alvo da operação anteriormente.

Leia mais: “A polarização gera um atrito que você não consegue tratar mais nada”, diz Pazuello

Os investigados poderão responder por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro. Não foram divulgados detalhes sobre quais municípios baianos estariam envolvidos no esquema, além dos três já mencionados nas investigações.

Em nota, a Polícia Federal informou que o objetivo do bloqueio de valores é “interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicos”. Na fase anterior da operação, em junho de 2025, o gabinete do deputado negou irregularidades. A reportagem entrou em contato com o gabinete do parlamentar hoje, por telefone e e-mail, e aguarda um posicionamento.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais