O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspenderá todo o processamento de vistos para visitantes do Brasil e de outros 74 países a partir de 21 de janeiro. A informação, inicialmente divulgada pela Fox News, foi confirmada pelo Departamento de Estado nesta quarta-feira (14/01).
“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”, diz a mensagem oficial.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O texto do governo dos EUA diz ainda que “a suspensão afeta dezenas de países – incluindo Somália, Haiti, Irã e Eritreia – cujos imigrantes frequentemente se tornam um encargo público para os Estados Unidos ao chegarem ao país. Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais explorada.” Além do Brasil, Rússia, Afeganistão, Nigéria e Tailândia estão entre os outros países afetados, de acordo com a reportagem anterior da Fox News.
Representantes do Departamento de Estado não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre o memorando relatado, que, segundo a Fox News, orienta as embaixadas dos EUA a recusar vistos de acordo com a lei existente enquanto o departamento reavalia seus procedimentos.
A pausa relatada ocorre em meio à ampla repressão à imigração promovida por Trump desde que voltou à Presidência em janeiro do ano passado.
Leia Mais: Quem é Erfan Soltani, manifestante iraniano que será executado nesta quarta
Em novembro, Trump prometeu “interromper permanentemente” a imigração de todos os “países do Terceiro Mundo” após um tiroteio perto da Casa Branca por um cidadão afegão que matou um membro da Guarda Nacional.
Por Reuters
