Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaTrump impõe tarifa em chips de IA da Nvidia...

Trump impõe tarifa em chips de IA da Nvidia e AMD por questões de segurança nacional

Medida anunciada pela Casa Branca afetará processadores avançados após investigação baseada na Lei de Expansão Comercial de 1962

Donald Trump determinou uma tarifa de 25% sobre processadores avançados de inteligência artificial, incluindo o H200 da Nvidia e o MI325X da AMD. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (15/1) pela Casa Branca, após investigação de nove meses conduzida com base na seção 232 da Lei de Expansão Comercial de 1962.

A ordem de segurança nacional estabelece parâmetros específicos de desempenho para identificar quais semicondutores e dispositivos que os contêm serão afetados pela nova taxação. “Os Estados Unidos atualmente fabricam completamente apenas aproximadamente 10% dos chips de que necessita, tornando-o fortemente dependente de cadeias de suprimento estrangeiras”, afirma o documento oficial, que classifica essa dependência como um “risco econômico e de segurança nacional significativo”.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Em dezembro passado, o presidente americano já havia sinalizado a intenção de aplicar tarifas sobre importações de semicondutores chineses, citando a busca “não razoável” de Pequim pela dominância no setor. Essa ação específica, no entanto, foi adiada para junho de 2027.

A administração Trump exigiu esta semana que chips destinados à China façam um desvio de Taiwan, onde são produzidos, passando pelos Estados Unidos para testes em laboratório terceirizado. Esses produtos ficarão sujeitos à tarifa de 25% anunciada na quarta-feira.

As ações da Nvidia, AMD e Qualcomm registraram leve queda nas negociações após o fechamento do mercado com a divulgação da medida. A Casa Branca, porém, informou que as tarifas terão aplicação restrita, com amplas isenções.

Não serão taxados chips e dispositivos importados para datacenters americanos, startups, aplicações de consumo fora de datacenters, aplicações industriais civis e usos no setor público dos EUA. Howard Lutnick, secretário de comércio americano, tem autoridade para conceder isenções adicionais, conforme a proclamação.

Leia mais: Reino Unido investiga X/Twitter por imagens sexuais geradas pela IA “Grok”

Um anexo à ordem esclarece que a tarifa de 25% sobre semicondutores não será acumulada com outras tarifas impostas pela administração Trump sob diferentes ordens da seção 232. Em resposta à medida, a AMD declarou: “Cumprimos todas as leis e políticas de controle de exportação dos EUA”.

A Nvidia, a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co) e a Associação da Indústria de Semicondutores não responderam aos pedidos de comentário.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Chuva de meteoros em céu estrelado

Chuva de meteoros ilumina o céu do Brasil nesta terça — saiba onde e quando ver

Orionídeas chegam ao auge com até 20 meteoros por hora; espetáculo será visível em todo o país
Tela de computador com ChatGPT aberto

De TikTok ao ChatGPT: estudo mostra como jovens vivem (e aprendem) na internet

Estudo revela que crianças e jovens entram na internet cada vez mais cedo, usam o celular como principal acesso e aprendem a lidar com privacidade, publicidade e riscos digitais
SpaceSail deve lançar 648 satélites e expandir internet por todo o Brasil até 2030

Rival da Starlink: internet chinesa deve chegar ao Brasil até 2026

Com mais uma concorrente no mercado, os valores para a conexão ultrarrápida podem baixar
Imagem da Super Lua Nova

Superlua e meteoros: veja agenda astronômica para dezembro de 2025

Céu limpo e horizonte livre serão melhor para observação dos fenômenos astronômicos do mês