O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, afirmou nesta quinta-feira (15/01) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu elevar o combate ao crime organizado ao status de “ação de Estado”, com atuação integrada de diferentes órgãos públicos.
Segundo o ministro, a decisão foi compartilhada entre as instituições envolvidas e reflete a dimensão que o crime organizado assumiu no país. A proposta, explicou, é que cada órgão atue de forma articulada, dentro de suas competências, para aumentar a eficácia das ações de enfrentamento.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Esta foi a primeira declaração pública de Wellington desde que foi anunciado para o cargo. Ele falou após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula e autoridades ligadas ao combate ao crime organizado e aos crimes financeiros. O encontro ocorreu um dia depois de a Polícia Federal deflagrar a segunda fase da operação Compliance Zero, que investiga fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.
Questionado se a operação foi discutida na reunião, o ministro afirmou apenas que o tema foi tratado como diretriz geral de atuação dos órgãos de Estado, sem foco em casos específicos.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também comentou o encontro e destacou o “compromisso reiterado” no combate ao crime organizado. Ele ressaltou a importância da integração institucional, especialmente no enfrentamento à descapitalização de organizações criminosas, por meio de estratégias de inteligência e planejamento. Rodrigues elogiou ainda a atuação da Receita Federal e do Banco Central no combate a crimes financeiros.
Participaram da reunião o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o diretor da Receita Federal, Robinson Barreirinhas; o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo; além do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, e do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.
Leia Mais: Saiba quem é Wellington César Lima e Silva, novo ministro da Justiça de Lula
Wellington César toma posse oficialmente nesta quinta-feira à tarde, em cerimônia no Palácio do Planalto. Ele foi anunciado para o cargo na terça-feira e está em fase de transição, recebendo relatórios sobre as secretarias do ministério, forças policiais e fundos vinculados à pasta. Até o momento, o novo ministro ainda não confirmou nomes para a equipe.
