Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueNovo ministro da Justiça afirma que combate ao crime...

Novo ministro da Justiça afirma que combate ao crime organizado será prioridade

Wellington César Lima e Silva diz que decisão de Lula prevê articulação entre instituições e ações coordenadas

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, afirmou nesta quinta-feira (15/01) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu elevar o combate ao crime organizado ao status de “ação de Estado”, com atuação integrada de diferentes órgãos públicos.

Segundo o ministro, a decisão foi compartilhada entre as instituições envolvidas e reflete a dimensão que o crime organizado assumiu no país. A proposta, explicou, é que cada órgão atue de forma articulada, dentro de suas competências, para aumentar a eficácia das ações de enfrentamento.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Esta foi a primeira declaração pública de Wellington desde que foi anunciado para o cargo. Ele falou após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula e autoridades ligadas ao combate ao crime organizado e aos crimes financeiros. O encontro ocorreu um dia depois de a Polícia Federal deflagrar a segunda fase da operação Compliance Zero, que investiga fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.

Questionado se a operação foi discutida na reunião, o ministro afirmou apenas que o tema foi tratado como diretriz geral de atuação dos órgãos de Estado, sem foco em casos específicos.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também comentou o encontro e destacou o “compromisso reiterado” no combate ao crime organizado. Ele ressaltou a importância da integração institucional, especialmente no enfrentamento à descapitalização de organizações criminosas, por meio de estratégias de inteligência e planejamento. Rodrigues elogiou ainda a atuação da Receita Federal e do Banco Central no combate a crimes financeiros.

Participaram da reunião o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o diretor da Receita Federal, Robinson Barreirinhas; o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo; além do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, e do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.

Leia Mais: Saiba quem é Wellington César Lima e Silva, novo ministro da Justiça de Lula

Wellington César toma posse oficialmente nesta quinta-feira à tarde, em cerimônia no Palácio do Planalto. Ele foi anunciado para o cargo na terça-feira e está em fase de transição, recebendo relatórios sobre as secretarias do ministério, forças policiais e fundos vinculados à pasta. Até o momento, o novo ministro ainda não confirmou nomes para a equipe.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais