Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaWellington Lima e Silva toma posse no Ministério da...

Wellington Lima e Silva toma posse no Ministério da Justiça com foco na segurança pública

Novo ministro afirma que combate ao crime organizado será prioridade da gestão

O procurador de Justiça aposentado Wellington César Lima e Silva tomou posse nesta quinta-feira (15) como ministro da Justiça e Segurança Pública, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele substitui Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo na semana passada.

Lima e Silva assume a pasta com a missão de reforçar a agenda da segurança pública, considerada um dos temas mais sensíveis do governo federal em um ano eleitoral. Antes de assumir o ministério, ele chefiava a advocacia-geral da Petrobras, função para a qual havia sido indicado pelo próprio presidente.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Na véspera da posse, o novo ministro participou de reuniões de transição e recebeu relatórios sobre as atividades do Ministério da Justiça. Ele também se reuniu com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e com o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Fernando Oliveira, para tratar das prioridades da área.

Após assumir o cargo, Wellington Lima e Silva afirmou que sua gestão terá como foco o combate ao crime organizado, com atuação integrada entre os diferentes órgãos do Estado. Segundo o ministro, o enfrentamento à criminalidade passa pelo fortalecimento da tecnologia, pela ampliação de recursos e pela cooperação entre União, estados e forças de segurança.

Entre os principais desafios da nova gestão está o diálogo com o Congresso Nacional para a retomada da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. Em dezembro de 2025, durante a análise da proposta, foi retirado do relatório o trecho que ampliava a prerrogativa da União para legislar sobre o tema, o que levou ao adiamento da votação. O ministro também defendeu a aprovação do Projeto Antifacção, enviado ao Legislativo na gestão anterior.

Lima e Silva afirmou que pretende manter uma linha de continuidade em relação ao trabalho desenvolvido por Ricardo Lewandowski, com a introdução de medidas voltadas a ampliar os resultados. Ele destacou ainda a importância de manter uma relação equilibrada com os governadores, responsáveis pela execução das políticas de segurança nos estados.

Leia Mais: Novo ministro da Justiça afirma que combate ao crime organizado será prioridade

Sobre a composição da equipe, o novo ministro disse que fará um diagnóstico baseado em critérios de mérito e produtividade antes de decidir sobre permanências ou substituições. Apesar de ter recebido autonomia do presidente para montar a equipe, a tendência é de manutenção de parte do atual quadro, com mudanças pontuais em cargos estratégicos.

Com trajetória no Ministério Público da Bahia, Wellington César Lima e Silva já foi procurador-geral de Justiça do estado e teve atuação destacada no combate ao crime organizado. Ele também ocupou, por breve período, o cargo de ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff, além de ter sido secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República entre 2023 e julho de 2024. É mestre em Direito Penal e Criminologia e atuou como professor na área.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais