O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou o Painel de Oportunidades Mercosul–União Europeia, plataforma digital que identifica possibilidades de negócios criadas pelo acordo comercial entre os dois blocos. A apresentação ocorreu nesta quinta-feira (15/01) e foi desenvolvida pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do ministério.
A ferramenta consolida dados sobre países compradores, produtos exportados pelo Brasil e distribuição regional das exportações. O painel também informa sobre tarifas aplicadas e o cronograma de redução tarifária previsto no acordo, auxiliando exportadores brasileiros e orientando políticas públicas de comércio exterior.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A plataforma beneficia diretamente empresas brasileiras com potencial exportador, estados e entidades setoriais. O sistema foi concebido para democratizar o acesso à informação e reduzir assimetrias no conhecimento sobre oportunidades comerciais.
Disponível digitalmente, o painel permite visualizações personalizadas por Unidade da Federação. A ferramenta oferece dados sobre como cada estado brasileiro já se insere no mercado europeu e onde existem novas possibilidades de expansão comercial.
Os filtros disponíveis permitem cruzar informações por estado e produto, facilitando o planejamento estratégico baseado em dados concretos. O painel se concentra em mapear oportunidades existentes, sem apresentar projeções específicas sobre o impacto econômico das exportações.
A partir do lançamento, exportadores brasileiros poderão utilizar a ferramenta para identificar mercados potenciais na União Europeia, considerando as vantagens tarifárias previstas no acordo comercial entre os blocos.
“O acordo com a União Europeia é o mais relevante já firmado pelo Mercosul. Para que ele alcance todo o seu potencial, é necessário transformar os compromissos assumidos em oportunidades concretas. O Painel representa uma primeira contribuição em um esforço contínuo de implementação do acordo a partir de sua assinatura. Ele organiza informações estratégicas e as coloca à disposição de quem decide, produz e exporta”, afirmou a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres.
A secretária também destacou: “Ao dar transparência aos ganhos tarifários, aos prazos de eliminação das tarifas e aos fluxos comerciais, a ferramenta fortalece a implementação do acordo e orienta políticas públicas de apoio às exportações”.
