Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsportePoliciamento é intensificado ao redor do Morumbi para votação...

Policiamento é intensificado ao redor do Morumbi para votação de impeachment de Julio Casares

Votação acontece às 18h30 desta sexta-feira (16/01) e deve contar com fortes protestos da torcida no entorno do estádio

O Conselho Deliberativo do São Paulo Futebol Clube decide nesta sexta-feira (16/01), às 18h30 se afasta o presidente Julio Casares do cargo. A votação acontece no estádio do Morumbis a partir das 18h30, em formato híbrido que permite participação presencial e virtual dos conselheiros. O processo foi motivado por escândalos envolvendo diretores e investigações da Polícia Civil sobre irregularidades financeiras.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A 3ª Vara Cível do Butantã determinou na última segunda-feira (12/01), através de uma liminar, que a reunião ocorra em formato híbrido. A decisão judicial também estabeleceu que são necessários 170 votos favoráveis para aprovar o afastamento do atual presidente.

Dos 255 membros do Conselho Deliberativo, 254 estão aptos a participar da votação secreta. A juíza responsável pela liminar esclareceu que é necessário um quórum de 191 conselheiros (75%) para a realização da reunião, mas dois terços dos votos são suficientes para aprovar o impeachment.

Membros das torcidas organizadas do São Paulo devem comparecer no entorno do estádio para a realização de protestos contra o presidente Julio Casares. Os torcedores prometem pressionar para que o impeachment do mandatário aconteça.

Por conta disso, o policiamento foi reforçado nas ruas do MorumBIS, com a presença da Tropa de Choque da Polícia Militar e das Operações Especiais da Guarda Civíl Metropolitana (GCM). A entrada principal do estádio será toda cercada para garantir a segurança dos participantes da reunião na chegada ao evento.

(Imagens: Fabiano Farah)

Se a votação de hoje não alcançar os 170 votos necessários, Casares permanecerá no cargo até dezembro de 2026, quando termina seu mandato atual.

Caso o impeachment seja aprovado pelo Conselho, o presidente será temporariamente afastado. O vice-presidente Harry Massis Junior, de 80 anos, assumirá interinamente a presidência do clube.

Em caso de aprovação no Conselho Deliberativo, o presidente Olten Ayres deverá convocar uma Assembleia Geral em até 30 dias. Durante esse período, Casares ficará afastado enquanto os sócios votam para confirmar ou rejeitar o impeachment. Para a destituição definitiva, será necessária maioria simples dos votos na Assembleia.

Leia Mais: Conselho Deliberativo do São Paulo vota impeachment de Casares nesta sexta

Se os sócios confirmarem o impeachment, Harry Massis Junior permanecerá no comando do São Paulo até dezembro de 2026. A eleição para o próximo triênio (2027-2029) acontecerá no final deste ano, conforme já previsto.

Na hipótese de os sócios rejeitarem o impeachment na Assembleia Geral, contrariando a decisão do Conselho, Julio Casares retornará ao cargo e cumprirá o restante de seu mandato.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tela do vídeo que mostra o momento em que, supostamente, a bola bate na mão de Memphis

CBF suspeita que imagem de toque de mão de Memphis foi manipulada com IA

Material que circula nas redes sociais mostra suposta irregularidade no gol do holandês contra o Cruzeiro
Esta é uma foto em plano aberto do gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, a casa do São Paulo Futebol Clube (SPFC), com o nome comercial atual de Morumbis.

Camarote SPFC: empresária apontada como ladra acusa denunciante de golpista

Em entrevista à TMC, Carolina Lima Casemiro, acusada em ação criminal por roubo de ingressos do show da Shakira, contou a versão dela dos fatos
Robbie Williams, cantor britânico, em apresentação no sorteio da Copa do Mundo 2026

Robbie Williams e Nicole Scherzinger estreiam “Desire”, música-tema da Copa 2026

Música foi performada durante o evento que precede o sorteio, logo após o discurso de Gianni Infantino
Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...