A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde e noite desta sexta-feira (16/01) provocou alagamentos, transbordamento de córregos e deixou pessoas ilhadas em diferentes regiões da capital. O temporal foi acompanhado de raios, ventos fortes e reduziu drasticamente a visibilidade, fazendo com que o dia “virasse noite” em alguns pontos da cidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, dois veículos foram arrastados pela enxurrada e caíram em um córrego na Avenida Carlos Caldeira Filho, na Vila Andrade, zona sul, por volta das 18h. Os carros, um Hyundai HB20 e um Renault Sandero, teriam sido levados pela força da água durante a inundação da via.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Informações preliminares indicam que ao menos duas pessoas estavam dentro de um dos veículos, mas o número de ocupantes pode ser maior. As equipes realizaram buscas ao longo do Rio Pinheiros e informaram que os trabalhos de resgate serão retomados na manhã de sábado (17/01).
Na mesma região, próximo ao Terminal João Dias, ônibus ficaram impossibilitados de atravessar ruas completamente alagadas. Em outro ponto da avenida, passageiros de um caminhão subiram no teto do veículo para escapar da enchente.
Ainda na zona sul, um afogamento foi registrado na Avenida Ellis Maas, no Capão Redondo. De acordo com os bombeiros, um homem entrou em uma área alagada para tentar ajudar pessoas em um veículo quase submerso e não retornou. Até a última atualização, a vítima não havia sido localizada.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura colocou toda a capital em estado de atenção para alagamentos. Regiões como Sapopemba e Guaianases, na zona leste, e Campo Limpo, na zona sul, chegaram a entrar em estado de alerta máximo devido ao transbordamento de córregos. A Defesa Civil também emitiu um alerta severo, destacando a presença de chuva forte, descargas elétricas, ventos e possibilidade de granizo.
Até as 18h30, o Corpo de Bombeiros havia recebido ao menos 29 chamados para enchentes e alagamentos, além de ocorrências de quedas de árvores e um desabamento. Este último ocorreu em Mauá, na Grande São Paulo, após um deslizamento de terra atingir o muro de uma residência no bairro Jardim Zaira. Não houve vítimas, e o imóvel foi parcialmente interditado por precaução.
Leia mais: Temporal causa enchentes, quedas de energia e interdições na Grande São Paulo
De acordo com o CGE, as áreas de chuva são resultado do calor e da alta umidade na atmosfera e atuam de forma lenta e isolada, variando de intensidade leve a forte. O órgão alerta que as próximas horas seguem com tempo instável, com risco de novos alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos, especialmente em áreas de encosta, devido ao solo encharcado.
