Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsportePF investiga fundos ligados à SAF do Atlético-MG por...

PF investiga fundos ligados à SAF do Atlético-MG por suposto desvios

Esquema "fundo sobre fundo" conectado ao Galo Forte FIP, anteriormente associado ao banqueiro Daniel Vorcaro, é investigado após comunicação do Banco Central sobre irregularidades.

A Polícia Federal investiga uma complexa rede de fundos de investimento conectados à SAF do Atlético Mineiro que utilizam o modelo “fundo sobre fundo” para dificultar a identificação dos verdadeiros beneficiários. A investigação, iniciada em 2025, revelou nesta sexta-feira (16/01) que o fundo Astralo 95, parte dessa estrutura, teria sido usado para desviar recursos do Banco Master, segundo comunicação do Banco Central.

A Galo Holding S.A., que detém 75% da SAF atleticana, tem entre seus acionistas o Galo Forte FIP, fundo anteriormente associado ao banqueiro Daniel Vorcaro. Conforme apurado por Demétrio Vecchioli, do Metrópoles, documentos enviados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) mostravam que toda a carteira do Galo Forte estava investida na Galo Holding, mas não revelavam quem controlava o fundo.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Durante 2025, os aportes do Galo Forte seguiram exatamente os prazos e valores prometidos por Vorcaro, o que garantiu ao banqueiro uma posição no Conselho de Administração da SAF do clube mineiro.

Em agosto do ano passado, a Operação Carbono Oculto, que apurava atividades do crime organizado no mercado financeiro, descobriu os fundos Olaf 95 e Hans 95, administrados pela Reag Trust. Estes fundos faziam parte de uma cadeia de investimentos em camadas.

A estrutura revelada mostrava que o Olaf 95 era o único investidor do Hans 95, que por sua vez investia exclusivamente no Alepo 95. Este último era o único investidor do Maia 95, que aplicava somente no Astralo 95, que finalmente era o único investidor do Galo Forte, fundo vinculado a Vorcaro.

Em novembro de 2025, após as informações serem divulgadas por jornalistas do Sport Insider em outubro, Vorcaro foi destituído do Conselho de Administração da SAF atleticana. O comunicado oficial explicou: “A decisão decorre de fatos de conhecimento público que geraram impedimentos para o exercício regular de suas funções, conforme previsto nas normas internas de governança”.

Apesar do afastamento de Vorcaro, o Galo Forte permanece como acionista da Galo Holding, controladora de 75% da SAF, enquanto os outros 25% pertencem ao clube.

A reportagem do UOL publicada ontem também indica que os principais beneficiários finais declarados do Astralo 95 são familiares de João Carlos Mansur, ex-proprietário da gestora Reag, que foi liquidada por determinação do Banco Central.

Em nota oficial, o Atlético-MG afirmou que o Galo Forte FIP é um veículo de investimento constituído regularmente, operando conforme a legislação e registrado na CVM, sob administração da Trustee Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.

“O clube não participa da gestão do fundo, tampouco tem ingerência sobre sua estrutura, cotistas ou operações financeiras”, declarou o Atlético.

O clube também ressaltou que “todos os aportes realizados na SAF seguiram os procedimentos legais, contratuais e de governança aplicáveis, tendo como contraparte a Galo Holding e seus veículos de investimento, sem qualquer envolvimento do Clube em decisões ou movimentações de natureza bancária, financeira ou investigativa relacionadas a terceiros”.

As autoridades não divulgaram informações sobre possíveis desdobramentos das investigações relacionadas ao caso.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tela do vídeo que mostra o momento em que, supostamente, a bola bate na mão de Memphis

CBF suspeita que imagem de toque de mão de Memphis foi manipulada com IA

Material que circula nas redes sociais mostra suposta irregularidade no gol do holandês contra o Cruzeiro
Esta é uma foto em plano aberto do gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, a casa do São Paulo Futebol Clube (SPFC), com o nome comercial atual de Morumbis.

Camarote SPFC: empresária apontada como ladra acusa denunciante de golpista

Em entrevista à TMC, Carolina Lima Casemiro, acusada em ação criminal por roubo de ingressos do show da Shakira, contou a versão dela dos fatos
Robbie Williams, cantor britânico, em apresentação no sorteio da Copa do Mundo 2026

Robbie Williams e Nicole Scherzinger estreiam “Desire”, música-tema da Copa 2026

Música foi performada durante o evento que precede o sorteio, logo após o discurso de Gianni Infantino
Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...