Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoNos EUA, polícia acende alerta por roupas parecidas com...

Nos EUA, polícia acende alerta por roupas parecidas com uniformes nazistas

Gregory Bovino, chefe da Patrulha de Fronteira dos EUA, aparece em vídeo afastando manifestantes durante protesto em Minneapolis

Gregory Bovino, chefe da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos, chamou atenção na mídia e nas redes sociais após aparecer em Minneapolis neste sábado (17/01), em meio a protestos contra brutalidade policial, vestindo trajes que remetem aos uniformes utilizados por comandantes da SS – organização paramilitar de Hitler durante a Alemanha nazista.

Bovino, conhecido por seus críticos como um oficial que é “especialmente brutal na repressão contra imigrantes“, apareceu em um vídeo conduzindo um batalhão da Patrulha de Fronteira e ordenando, com gritos e gestos, que os manifestantes se afastassem enquanto realizava o patrulhamento.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Os protestos em Minneapolis – bem como em todos os Estados Unidos – começaram há alguns meses, desde a escalada na atuação de forças policiais como o ICE (a “polícia de imigração” dos EUA) no país. As operações focadas em buscar e capturar imigrantes sem documentação resultaram em denúncias de prisões irregulares, violência policial e culminaram na morte de Renee Nicole Good, cidadã estadunidense de 37 anos baleada por um agente do ICE durante um protesto.

A morte de Good intensificou o sentimento anti-ICE no país e resultou em um aumento no volume e frequência dos protestos, motivo pelo qual instituições como a Patrulha de Fronteira passaram a atuar com maior presença; como foi o caso neste sábado (17/01), na manifestação onde Gregory Bovino apareceu.

Leia mais: Portugal vai às urnas neste domingo (18/01) para eleger presidente com disputa acirrada

Diversos internautas nas redes sociais notaram imediatamente uma semelhança na figura do comandante Bovino e a de oficiais de alto escalão da SS (Schutzstaffel), que foi a guarda paramilitar de Hitler durante a Alemanha nazista e, durante seu governo, foi responsável por atos como a “Solução Final” e o Holocausto.

“O uniforme, o casaco, os emblemas na manga, os coturnos, o corte de cabelo… nem escondem, se associam aos nazis com orgulho e sem dissímulo“, afirma Daniel Mayakovski em sua conta no X (antigo Twitter).

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação
Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

CDC dos EUA enviou especialistas para auxiliar autoridades locais no controle da situação
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump