Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueTrump convida Lula para integrar conselho da paz para...

Trump convida Lula para integrar conselho da paz para Gaza criado pelos Estados Unidos

Presidente brasileiro ainda não respondeu à solicitação feita neste sábado; Javier Milei, da Argentina, já aceitou participar da iniciativa anunciada pelo líder americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou sua contraparte brasileira Luiz Inácio Lula da Silva para fazer parte do recém-criado Conselho da Paz para Gaza. O convite foi feito neste sábado (17/01), mas o mandatário brasileiro ainda não respondeu à solicitação americana. O gesto aproxima mais Trump de Lula em um contexto delicado na América Latina, após a invasão dos EUA na Venezuela, criando uma nova dinâmica diplomática entre os dois países.

O presidente da Argentina, Javier Milei, também foi convidado para integrar a iniciativa e já aceitou o chamado. Ao compartilhar a carta-convite em sua conta na rede social X, o líder argentino afirmou que será “uma honra” participar do conselho liderado por Trump.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O grupo contará com a participação do secretário de Estado americano, Marco Rubio, e do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair. Também fazem parte da iniciativa o empresário bilionário americano Marc Rowan e Robert Gabriel, assistente de Trump no Conselho de Segurança Nacional dos EUA.

Trump anunciou a criação do órgão na sexta-feira (16/01), apresentando-o como elemento central da segunda fase do plano apoiado por Washington para encerrar o conflito no território palestino.

“Posso dizer com certeza que é o maior e mais prestigiado conselho já reunido em qualquer momento e lugar”, declarou o presidente americano ao fazer o anúncio oficial da formação do grupo. O próprio Trump ocupará a posição de presidente do conselho.

Objetivos e implementação

A Casa Branca informou que o conselho tratará de questões essenciais para a região, incluindo “fortalecimento da capacidade de governança, relações regionais, reconstrução, atração de investimentos, financiamento em larga escala e mobilização de capital”.

Como parte das ações para implementação do plano de paz, o presidente americano designou o major-general Jasper Jeffers para comandar a Força Internacional de Estabilização em Gaza. Esta força terá a missão de garantir a segurança no território palestino e treinar uma nova força policial que substituirá o Hamas.

Leia mais: Manifestantes se reúnem na Dinamarca e na Groenlândia contra ameaças de Trump

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação
Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

CDC dos EUA enviou especialistas para auxiliar autoridades locais no controle da situação
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump