Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e Tecnologia"2026 é o novo 2016": entenda como surgiu a...

“2026 é o novo 2016”: entenda como surgiu a trend do momento nas redes sociais

viral resgata imagens, hábitos e referências de uma década atrás e cresce impulsionada por famosos e pelo TikTok

Uma onda de nostalgia tomou conta das redes sociais nas últimas semanas e transformou 2016 no ano mais revisitado do momento. Com o lema “2026 é o novo 2016”, usuários têm compartilhado fotos, vídeos e lembranças de como eram — e do que faziam — há dez anos, reforçando a sensação coletiva de que o tempo passou mais rápido do que parece.

A trend começou a ganhar força no fim de dezembro de 2025, impulsionada pelo novo ano que se avizinhava, e bombou nas primeiras semanas de 2026. A proposta é simples: resgatar imagens, estilos, hábitos e referências culturais de 2016, um período que marcou profundamente a geração que cresceu nas redes sociais.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Os números ajudam a explicar o fenômeno. No TikTok, apenas no último mês, usuários brasileiros fizeram cerca de 25 mil postagens com a hashtag #2016, de um total de 30 mil registros nos últimos quatro meses. Isso significa que quase 85% do uso da tag ocorreu recentemente, segundo dados do TikTok Creative Center, plataforma que monitora tendências na rede. O crescimento também foi observado em países como Estados Unidos, Canadá, Argentina e Itália, indicando que a nostalgia é global.

Além da comparação visual — o “antes e depois” de uma década —, muitos usuários usam a trend para relembrar costumes da época. Entre eles estão o auge do Tumblr e do Snapchat, as fotos mais espontâneas no Instagram, os filtros populares do VSCO e a estética que dominava as redes no meio dos anos 2010.

Celebridades ajudaram a ampliar o alcance da tendência. Viih Tube ultrapassou 600 mil curtidas ao relembrar imagens de 2016, enquanto Maisa, que tinha 14 anos na época, passou de 1 milhão. No cenário internacional, nomes como Kylie Jenner e Dua Lipa também entraram na brincadeira. “Essas memórias de 2016 estão me dando vontade de desarquivar tudo”, escreveu a cantora britânica em um post que viralizou.

Nos comentários, o tom é de saudade e identificação. Frases como “eu era feliz e não sabia”, “ninguém era triste” e “eu fui, eu tava” se repetem, reforçando o sentimento coletivo de que aquele período representa uma fase mais leve da vida — e da própria internet.

Leia mais: Trend da foto de casal: veja os melhores prompts para usar no Gemini

O resgate de 2016 também reacende lembranças de fenômenos culturais que marcaram o ano, como o sucesso do jogo Pokémon Go, o domínio do aplicativo Musical.ly (que depois se tornaria o TikTok), desafios virais como o Desafio do Manequim, além de referências fortes na música, na moda e nas séries, como o lançamento de Lemonade, de Beyoncé, e a estreia de Stranger Things na Netflix.

Veja quem entrou na trend

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Chuva de meteoros em céu estrelado

Chuva de meteoros ilumina o céu do Brasil nesta terça — saiba onde e quando ver

Orionídeas chegam ao auge com até 20 meteoros por hora; espetáculo será visível em todo o país
SpaceSail deve lançar 648 satélites e expandir internet por todo o Brasil até 2030

Rival da Starlink: internet chinesa deve chegar ao Brasil até 2026

Com mais uma concorrente no mercado, os valores para a conexão ultrarrápida podem baixar
Tela de computador com ChatGPT aberto

De TikTok ao ChatGPT: estudo mostra como jovens vivem (e aprendem) na internet

Estudo revela que crianças e jovens entram na internet cada vez mais cedo, usam o celular como principal acesso e aprendem a lidar com privacidade, publicidade e riscos digitais
Imagem da Super Lua Nova

Superlua e meteoros: veja agenda astronômica para dezembro de 2025

Céu limpo e horizonte livre serão melhor para observação dos fenômenos astronômicos do mês