Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPresidente do CFM critica "resultados pífios" de exame que...

Presidente do CFM critica “resultados pífios” de exame que avaliou médicos

Enamed revelou que 30,7% dos cursos de Medicina do Brasil não alcançaram o nível de proficiência esperado

Em entrevista à TMC, o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo, afirmou estar preocupado com o resultado do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), nesta terça-feira (20/01).

O resultado, divulgado na segunda-feira (19/01), revelou que 30,7% dos cursos de Medicina do Brasil não alcançaram o nível de proficiência esperado. 

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

“Estou muito preocupado com esses dados uma vez que a população brasileira não merece médico mal formado. Deste total, 13 mil formados tiveram nota de 1 a 2, na média, e isso é preocupante. E, com isso, nós vamos ficar atentos e aguardar um pronunciamento do MEC em relação a esta radiografia da má qualidade da formação médica. Isso é estrutural e gravíssimo”, declarou.

Para Gallo, estes médicos com notas baixas estão “inaptos” para a prática da medicina. “A população brasileira vai a ficar em risco quando essas pessoas receberem seu CRM, estão inaptos a atender nossa população. E a CFM não pode aceitar isso”, afirmou. “Isso é um problema gravíssimo para o ensino médico.”

O presidente do CFM explicou que a nota esperada mínima é quatro, no exame realizado pelo Ministério da Educação. “O CFM defende que todos os cursos de Medicina em funcionamento no país tenham no mínimo a nota 4, o que significa que ao menos 75% dos seus alunos obtiveram um bom desempenho, segundo o conceito definido pela metodologia do MEC. Isso é o mínimo que nós queremos para nossa população. Não podemos nos render a esses resultados pífios.”

Novos cursos  

Gallo relacionou a média baixa à falta de fiscalização dos cursos de Medicina que surgiram nos últimos anos. “Quem autoriza a abertura de escolas médicas é o MEC. Estavam autorizando, aumentando o número de vagas de forma indiscriminada, sem fazer essa avaliação. Essa avaliação vem de governos e governos. Não vamos culpar o atual governo. Há anos temos essa omissão do MEC na fiscalização das escolas médicas.”

O maior número de faculdades novas vem da iniciativa privada. “Das 24 faculdades de medicina que obtiveram conceito 1, que é crítico, 17 são particulares. É aí que vem a nossa preocupação. Entre as 83 instituições com nota 2, 72 pertencem à rede privada. Muito preocupante.” 

O presidente do CFM criticou também a iniciativa de alguns cursos de entrarem na Justiça para barrar a divulgação dos resultados do Enamed. “Me chama a atenção quando as faculdades privadas entram na Justiça para não divulgar o resultado do Enamed. E, neste ponto, quero enaltecer o MEC e a Justiça, que não se curvaram.”

Elogios ao MEC

Diante dos novos cursos, Gallo vê como necessária a avaliação feita pelo Ministério da Educação. “Antes tarde do que nunca. Neste momento, o MEC fez o seu papel, que foi fazer a fiscalização destas escolas.” 

Leia mais: Exame nacional reprova um terço dos cursos de Medicina e governo anuncia corte de vagas

A solução, na visão do CFM, é estabelecer um exame nacional para aprovar a licença médica para os recém-formados. 

“Fizemos uma pesquisa há alguns anos e mostramos que 90% dos médicos brasileiros defendem o exame de proficiência. Fizemos outra pesquisa só com estudantes de medicina e 92% defenderam o exame. Aí fomos para a população brasileira, para saber o que pensa sobre estes exames. E 96% da população brasileira defende o exame.” 

Gallo rebateu críticas que o CFM já recebeu por sugerir o exame nacional. “Falaram que queremos obter lucro com esse exame. Claro que o exame tem custo, mas o que sobrar será doado para o SUS. O CFM não precisa disso para sobreviver, sobrevivemos com as anuidades.”

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

Levantamento da TMC mostra os reajustes, alíquotas e como consultar os valores do IPTU 2026 em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, BH, Curitiba e DF