Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLíder do PT denuncia Flávio Bolsonaro por manipular vídeo...

Líder do PT denuncia Flávio Bolsonaro por manipular vídeo com declaração de Lula

Senador do PL publicou vídeo com fala editada e descontextualizada de Lula, segundo Lindbergh Faria

O deputado federal Lindbergh Farias, líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, protocolou uma representação na Advocacia-Geral da União (AGU) contra o senador Flávio Bolsonaro (PL) nesta terça-feira (20/01). 

No documento, Linderbegh fez um pedido de providências à AGU contra Flávio por “desinformação estruturada, abuso da liberdade de expressão e propaganda política antecipada negativa”.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A contestação refere-se a um vídeo editado, publicado pelo senador do PL, em que o presidente aparece afirmando que “pobre não nasceu para estudar, pobre nasceu para trabalhar”. De acordo com o documento apresentado por Lindbergh, a frase foi exibida de forma editada e sem o contexto original da fala presidencial.

“O Senador da República Flávio Bolsonaro divulgou, em suas redes sociais, vídeo contendo fala atribuída ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, editada e descontextualizada. A frase é apresentada de modo absoluto e ofensivo, sem qualquer contextualização, sendo imediatamente acompanhada de comentários depreciativos dirigidos ao Presidente, com o objetivo evidente de gerar indignação moral e rejeição política”, diz o documento.

O pedido à AGU baseia-se na alegação de manipulação deliberada do material. O deputado argumenta que houve supressão de trechos do discurso original, reorganização de frases e reconstrução artificial da fala do presidente, atribuindo a Lula um posicionamento incompatível com sua trajetória política e com as políticas públicas implementadas em seus governos.

Linderbegh também sustenta que “a edição dolosa de conteúdo audiovisual com recorte seletivo, supressão de contexto e inversão semântica constrói artificialmente um fato inexistente”. Além disso, o parlamentar do PT afirma que o conteúdo “representa uma ameaça direta ao Estado Democrático de Direito”.

Medidas solicitadas

No documento, o líder do PT na Câmara solicitou:

  • A instauração de procedimento próprio no âmbito da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD) para apuração da conduta de Flávio Bolsonaro
  • A adoção das medidas institucionais cabíveis pela AGU
  • Exclusão do conteúdo

Leia mais: Defesa de Zambelli pede troca de juízes em processo de extradição

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais