Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilMorre Rubens Villela, brasileiro pioneiro em expedição para Antártida

Morre Rubens Villela, brasileiro pioneiro em expedição para Antártida

Metereologista foi referência para o desenvolvimento da ciência brasileira e para o debate sobre as mudanças cilmáticas no Brasil

O metereologista Rubens Nadal Junqueira Villela morreu na madrugada desta quarta-feira (21/1) em São Paulo, aos 95 anos. 

Ele foi um dos primeiros brasileiros a explorar a Antártida em 1961 e pioneiro na divulgação científica no Brasil. A causa do falecimento não foi informada.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Referência para o desenvolvimento da ciência brasileira e para o debate sobre as mudanças cilmáticas no Brasil, ele foi professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Em 1961, integrou uma expedição histórica norte-americana no navio quebra-gelo Glacier. Durante esta viagem, recebeu do CNPq o título de observador científico, tornando-se oficialmente um dos primeiros brasileiros a integrar formalmente um grupo científico em atividade na Antártida.

“A expedição do Glacier, no qual estive embarcado de dezembro de 1960 a abril de 1961, foi para mim muito além da realização dos meus sonhos. Exploramos uma região inteiramente desconhecida do continente, a chamada ‘costa fantasma’ (Costa de Eights), ficamos muitos dias apresados nos gelos, vivemos uma série de aventuras”, escreveu Villela em texto autobiográfico.

Em 1982, ele participou ativamente da preparação do navio oceanográfico Prof. Wladimir Besnard, da USP, que partiu do porto de Santos para a primeira expedição brasieira para a Antártida.

Na expedição brasileira, Villela foi um dos 12 pesquisadores que, junto com 24 tripulantes, exploraram os mares e garantiram uma posição inédita para o Brasil na comunidade científica internacional. Durante esta viagem, realizou pesquisas meteorológicas e foi responsável pela segurança da expedição, elaborando previsões do tempo e cartas sinóticas.

Ao longo de sua carreira, o cientista participou de outras cinco expedições à Antártida. Seu trabalho contribuiu para a ciência brasileira e para a compreensão do papel do continente antártico no sistema climático global.

Villela residia na capital paulista, onde influenciou gerações de pesquisadores e promoveu o debate sobre mudanças climáticas no Brasil.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Sophia Loren Soares Camilo foi baleada em Belford Roxo

Menina de 10 anos morre após carro ser alvo de tiros em Belford Roxo, no RJ

Sophia Loren não resistiu aos ferimentos após veículo conduzido pelo pai ser alvejado; suspeito foi detido com arma e munições
Exército inicia no Rio incorporação da 1ª turma de mulheres recrutas

Exército inicia no Rio incorporação da 1ª turma de mulheres recrutas

Serão incorporadas como soldados 159 mulheres
Ex-prefeito de Cubatão é denunciado pelo MP por estupro contra servidora municipal

Ex-prefeito de Cubatão é denunciado pelo MP por estupro contra servidora municipal

Ministério Público de São Paulo formalizou acusação com base em gravação de áudio feita pela vítima
ANP interdita a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, por riscos de acidentes

ANP interdita a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, por riscos de acidentes

Falhas foram identificadas em barreiras de segurança; refinaria da zona norte do Rio de Janeiro vai recorrer da decisão