Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaMarinho deixa corrida ao governo do RN para coordenar...

Marinho deixa corrida ao governo do RN para coordenar campanha de Flávio Bolsonaro

Senador do PL atendeu pedido do ex-presidente e desistiu de candidatura estadual

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, anunciou a retirada de sua pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (21)Ele assumirá a coordenação da campanha presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para as eleições de 2026.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A mudança ocorreu após pedido direto do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação sobre sua função específica como coordenador da campanha foi publicada pela Folha.

O senador potiguar comunicou sua desistência por meio de nota à imprensa. Na mensagem, explicou que a mudança de planos acontece em um contexto que considera de injustiça contra o ex-presidente, atualmente preso.

“Neste momento difícil, ele me pede que me some à luta de seu filho, Flávio, para que juntos possamos resgatar o país. A gratidão, a solidariedade e a lealdade a Jair Bolsonaro e ao que ele representa definem a minha decisão”, declarou Marinho.

“Abro mão da minha candidatura e do sonho de governar o Rio Grande do Norte para me somar à luta de milhões de brasileiros que compreenderam que derrotar o PT é uma necessidade histórica para salvar o Brasil”, acrescentou.

A decisão faz parte de uma estratégia mais ampla do grupo político ligado ao ex-presidente. Em 2023, Marinho tentou se eleger presidente do Senado, mas foi derrotado por Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O plano eleitoral atual inclui eleger o maior número possível de senadores para obter controle da Casa. O objetivo é aumentar a pressão sobre o Supremo Tribunal Federal, corte que condenou e determinou a prisão de Jair Bolsonaro.

A candidatura de Flávio Bolsonaro foi lançada após a condenação e prisão de seu pai, mas ainda não unificou completamente o campo da direita brasileira. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), mantém-se como pré-candidato ao Planalto. Há setores que defendem uma candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Tarcísio cancelou uma visita que faria a Bolsonaro na prisão nesta quinta-feira (22/01). Não foram divulgados detalhes sobre como será estruturada a campanha de Flávio com Marinho na coordenação, nem sobre quem poderá substituir o senador como candidato do PL ao governo do Rio Grande do Norte.

“O Rio Grande do Norte vai estar contemplado, ainda mais, com o Rogério Marinho junto com a gente nesse grande time que eu pretendo montar para recolocar o Brasil no caminho da prosperidade”, afirmou Flávio Bolsonaro em vídeo nas redes sociais. 

O pré-candidato à presidência também disse que Marinho está fazendo a escolha certa pelo Brasil.

“Eu sei que vocês (eleitores do Rio Grande do Norte) estão aí com o coração um pouco apertado pela decisão que ele tomou, mas tenho a consciência e a certeza que ele está fazendo a escolha pelo Brasil porque nós vamos resgatar juntos, a partir de 2027, esse país das garras do partido das trevas”.

Leia Mais: “Inacreditável”, diz Carlos Bolsonaro sobre condição do pai na Papudinha

Em dezembro, Flávio já havia manifestado à Folha o desejo de ter Marinho como seu “braço-direito” e coordenador de campanha.

“Ele vai estar comigo, o tempo inteiro do meu lado, porque é uma pessoa competente, de confiança, inteligente e que adora desafios. Eu preciso de pessoas que não gostam de ficar na zona de conforto. É um amigo e também acredita nesse projeto”, declarou na ocasião.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais