O uso de Inteligência Artificial vai reduzir o número de vagas para iniciantes, segundo uma nova pesquisa feita pela consultoria PwC.
O estudo mostrou que a maioria (60%) dos CEOs brasileiros entrevistados afirmou que as empresas vão precisar de menos profissionais em início de carreira nos próximos três anos, devido ao avanço da IA.
A 29ª edição da pesquisa CEO Survey ouviu mais de 4.400 líderes empresariais em 95 países, incluindo o Brasil.
Em entrevista à TMC, o pesquisador e especialista em estrutura organizacional Joaquim Santini explicou quais empregos devem ser mais afetados: “A tendência é que as empresas deixem de contratar muito mais profissionais da área de serviços, de atendimento e de recepção”, afirma.
Por outro lado, a inovação e reinvenção de cargos também deve acontecer: “Encanadores, mecânicos e pedreiros, pro exemplo, serão essenciais na manutenção dos data centers dessas empresas de tecnologia”, explicou o pesquisador Joaquim Santini.
Segundo ele, profissionais especializados em IA e na gestão de ambientes híbridos, com mão de obra humana e IA, serão cada vez mais requisitados no mercado.
“As atividades vão mudar e quanto mais habilidade de relação e conhecimento de tecnologia as pessoas tiverem, mais competitivas elas vão se tornar no mercado de trabalho”, apostou o especialista em estrutura organizacional Joaquim Santini.
