Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoZelensky confirma discussão sobre território ucraniano em reunião com...

Zelensky confirma discussão sobre território ucraniano em reunião com Rússia e EUA

Presidente da Ucrânia revela que situação em Donbas será tema central em conversações trilaterais

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta sexta-feira (23/01) que a questão vital do território na guerra da Ucrânia com a Rússia será discutida nas conversações trilaterais intermediadas pelos Estados Unidos em Abu Dhabi nesta sexta-feira e no sábado.

Kiev está sob crescente pressão dos EUA para garantir um acordo de paz na guerra de quase quatro anos com Moscou, que exigiu que a Ucrânia desistisse de toda a sua área oriental de Donbas antes de parar de lutar.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Respondendo a perguntas em um bate-papo de mídia do WhatsApp um dia depois de se encontrar com o presidente dos EUA, Donald Trump, para conversas que ambos os líderes descreveram como positivas, Zelensky disse que a questão será uma das principais prioridades das conversas.

“A questão do Donbas é fundamental. Ela será discutida como os três lados… verão isso em Abu Dhabi hoje e amanhã“, disse.

As conversações começarão na sexta-feira à noite, disse um assessor de Zelensky.

A exigência do presidente da Rússia, Vladimir Putin, de que a Ucrânia renuncie aos 20% que ainda detém da região oriental de Donetsk tem se mostrado um obstáculo importante. Zelensky tem se recusado a abrir mão de territórios que a Rússia não conseguiu capturar em quatro anos de guerra atribulada e desgastante.

Leia mais: Premiê do Japão dissolve Parlamento e convoca eleições para fevereiro

O líder ucraniano acrescentou que um acordo sobre as garantias de segurança dos EUA para Kiev está pronto, e que ele está apenas esperando por Trump para uma data e local específicos para assiná-lo.

A Ucrânia buscou fortes garantias de segurança dos aliados no caso de um acordo de paz para evitar que a Rússia, que demonstrou pouco interesse em acabar com a guerra, invadisse novamente.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Um homem armado com faca atacou policiais da Guarda Republicana no Arco do Triunfo, em Paris, nesta sexta-feira (13/2)
Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

O presidente francês pediu esforços intensificados para combater o antissemitismo no país, depois que dados recentes mostraram que a hostilidade contra os judeus permaneceu alta
Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Condenação foi proferida no condado de Fairfax; ex-patrão e amante da brasileira também foi considerado culpado pelas mortes
Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Para o presidente dos Estados Unidos, o líder ucraniano pode perder uma "grande oportunidade" de paz se não firmar acordo com a Rússia