Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoEUA ataca nova embarcação no mar do Caribe e...

EUA ataca nova embarcação no mar do Caribe e aumenta tensão com a Venezuela

Segundo autoridade norte-americana, ofensiva deixou sobreviventes

As Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram um novo ataque nesta quinta-feira (16) contra um navio suspeito de tráfico de drogas no Caribe e, no que parece ser a primeira vez, houve sobreviventes entre a tripulação, disse uma autoridade dos Estados Unidos à Reuters.

A autoridade, que falou sob condição de anonimato, não ofereceu detalhes adicionais sobre o incidente, que ainda não havia sido tema de reportagem.

O Pentágono não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Antes da operação desta quinta-feira, os ataques militares dos EUA contra barcos suspeitos de tráfico de drogas na Venezuela mataram pelo menos 27 pessoas, o que gerou alarme entre alguns especialistas em direito e parlamentares democratas, que questionam se estão de acordo com as leis de guerra.

O governo Trump argumenta que os Estados Unidos estão envolvidos em uma guerra contra grupos narcoterroristas da Venezuela, o que torna os ataques legítimos.

Vídeos apresentados pelo governo Trump de ataques anteriores mostraram embarcações sendo completamente destruídas, e não houve relatos anteriores de sobreviventes.

Os ataques têm como pano de fundo uma escalada militar no Caribe que incluiu o deslocamento de destróieres de mísseis guiados dos EUA, caças F-35, um submarino nuclear e cerca de 6.500 soldados, à medida que o presidente Donald Trump aumenta o impasse com o governo venezuelano.

Na quarta-feira, Trump revelou que havia autorizado a Agência Central de Inteligência (CIA) a realizar operações secretas dentro da Venezuela, aumentando a especulação em Caracas de que os EUA estariam tentando derrubar o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

*Reuters/Tradução Redação São Paulo

Notícias que importam para você

Hong Kong realiza eleições com candidatos pró-China após incêndio fatal

Hong Kong realiza eleições com candidatos pró-China após incêndio fatal

Votação ocorre sob forte esquema de segurança enquanto região ainda enfrenta impacto da tragédia que matou 159 pessoas em complexo residencial
Opositora de Nicolás Maduro viajará à Noruega para receber Nobel da Paz

Opositora de Nicolás Maduro viajará à Noruega para receber Nobel da Paz

María Corina Machado confirmou presença na cerimônia em Oslo mesmo após regime de Maduro advertir que a considerará "foragida" se deixar o país
Prédio residencial totalmente destruído, com paredes colapsadas e escombros espalhados por toda a área; várias pessoas caminham e observam os destroços em meio às ruínas, em um cenário cinzento e devastado.

Rússia ataca infraestrutura da Ucrânia e provoca apagões em 8 regiões

Odessa, Kiev e outras regiões enfrentam cortes de energia e água; Drones e mísseis atingem usinas, ferrovias e portos ucranianos