O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 encerra as inscrições às 23h59 desta sexta-feira (23/1). Os candidatos podem concorrer a 274,8 mil vagas em 7.399 cursos de graduação oferecidos por 136 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.
As inscrições devem ser realizadas pelo portal Acesso Único.
Esta é a única oportunidade para participar do programa em 2026, já que o Sisu mantém o formato de edição única anual implementado desde 2024, selecionando estudantes tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre letivo.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Uma das principais mudanças no Sisu 2026 é a possibilidade de utilizar resultados das três edições mais recentes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) – 2023, 2024 e 2025. Anteriormente, apenas participantes da última edição do exame podiam se inscrever no processo seletivo.
Para participar, o candidato precisa ter realizado pelo menos uma dessas três edições do Enem, obtido pontuação superior a zero na redação e concluído o ensino médio. Cada participante pode escolher até dois cursos em instituições públicas distribuídas em 26 unidades federativas.
O programa contempla instituições públicas em todas as regiões brasileiras. Apenas o estado de Rondônia não disponibilizará vagas para suas universidades por meio do Sisu nesta edição.
Os candidatos podem consultar as notas de corte para todos os cursos e verificar as vagas disponíveis no site oficial do programa até o encerramento das inscrições.
Veja o cronograma do Sisu 2026:
- Inscrições: 19 a 23 de janeiro
- Resultado da chamada regular: 29 de janeiro
- Matrículas: a partir de 2 de fevereiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
Os aprovados poderão iniciar seus estudos no primeiro ou no segundo semestre letivo de 2026, dependendo da abertura de turmas e das determinações específicas de cada instituição.
Leia mais: CNU 2025: Notas preliminares da prova discursiva saem nesta sexta-feira
