12 dos 26 países que aceitaram integrar o “Conselho da Paz” criado pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump são considerados autoritários, segundo classificação do relatório “Freedom in the World“.
O “Conselho da Paz” foi oficialmente lançado nesta quinta-feira (22/01) durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O grupo foi estabelecido pelo líder dos EUA com o propósito de atuar em questões relacionadas a conflitos globais, especialmente o conflito na Faixa de Gaza. Um dos objetivos, segundo Trump, é supervisionar um governo transitório na Faixa de Gaza e consolidar o cessar-fogo na região.
Composição e classificação dos paíes
Trump convidou vários líderes mundiais para integrar a iniciativa, inclusive o presidente Lula. O Brasil, no entanto, ainda não formalizou a resposta ao convite. O Palácio do Planalto avalia internamente a proposta e pretende consultar outros países antes de decidir sobre a participação brasileira.
Até o momento da publicação desta reportagem, 26 países haviam aceitado formalmente o convite de Trump. Destes, 12 países são considerados autoritários e apenas 5 são considerados livres, ou seja, com democracias reconhecidas.
As classificações foram feitas pelo relatório “Freedom in The World“, elaborado anualmente pela organização independente “Freedom House”.
O documento utiliza um sistema de pontuação que avalia indicadores relacionados a direitos políticos, liberdades civis, processo eleitoral e funcionamento do governo.
Com base nesses critérios, os países são categorizados em três grupos: livres (democracias liberais), parcialmente livres (democracias eleitorais, mas não liberais) e não livres (regimes autoritários).
Segundo o relatório, os países livres que aderiram ao acordo são: Os Estados Unidos (criador do Conselho), Argentina, Bulgária, Israel e Mongólia.
Os países considerados parcialmente livres são: Albânia, Armênia, Indonésia, hungria, Jordânia, Kosovo, Marrocos, Paraguai e Paquistão.
Já os países do Conselho considerados autoritários são:
- Arábia Saudita
- Azerbaijão
- Bahrein
- Belarus
- Qatar
- Cazaquistão
- Egito
- Emirádos Árabes Unidos
- Kuwait
- Turquia
- Uzbequistão
- Vietnã
A China, a Espanha e a França recusaram o convite de Trump. Além do Brasil, a Rússia e a Ucrânia ainda não responderam.
Leia mais: Trump criou o Conselho da Paz, mas discurso foi de guerra
