Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteTenistas colombiano e venezuelano são presos por racismo durante...

Tenistas colombiano e venezuelano são presos por racismo durante torneio em SC

Atletas imitaram macacos e ofenderam funcionário após derrota para dupla brasileira

Cristian Rodriguez, da Colômbia, e Luiz Martinez, da Venezuela, foram presos pela Polícia Militar sob suspeita de cometerem atos racistas durante o Itajaí Open, torneio Challenger 75 disputado em Santa Catarina. A prisão ocorreu na quinta-feira (22/01), após uma partida de duplas em que os estrangeiros foram derrotados por adversários brasileiros no Clube Itamirim.

Os tenistas fizeram gestos racistas e ofenderam torcedores e um funcionário da organização após perderem o jogo para a dupla brasileira formada por Igor Marcondes e Eduardo Ribeiro, com placar final de 6/7 (4/7), 7/6 (8/6) e 10/2.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Segundo informações da organização do evento, Martinez teria imitado um macaco para provocar torcedores nas arquibancadas. Já Rodriguez foi acusado de chamar um funcionário do torneio pelo mesmo termo pejorativo, configurando crime de injúria racial.

O tenista venezuelano foi detido no hotel onde estava hospedado, depois de deixar o local da competição. Rodriguez, por sua vez, compareceu à delegacia para acompanhar seu parceiro e acabou sendo reconhecido pelo funcionário que teria sido alvo das ofensas racistas.

“A vítima avisou a PM, e Cristian foi preso ali na delegacia mesmo”, explicou o comandante do 1º Batalhão da PMSC, Tenente Coronel Ciro Adriano da Silva.

Em comunicado oficial, a organização do Itajaí Open manifestou-se sobre o incidente: “O ocorrido durante o jogo de duplas hoje no Itajaí Open teve ação imediata da Polícia Militar que estava presente e tomou as devidas providências dentro da legislação brasileira. O Itajaí Open repudia veementemente o racismo ou a discriminação de qualquer natureza”.

Após a prisão, os dois atletas foram encaminhados ao Presídio Regional de Itajaí, onde aguardam a audiência de custódia programada para a tarde desta sexta-feira (23/01).

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Foto: Divulgação/Ag.Paulistão

Santos goleia Velo Clube por 6 a 0, avança no Paulista e Neymar volta

Gabigol marca duas vezes e Moisés, Thaciano, Gabriel Menino e Rollheiser completam placar expressivo na Vila Belmiro, garantindo classificação do Peixe para enfrentar o Novorizontino
Gol de André aos 21 minutos do segundo tempo garantiu a classificação do Timão

Corinthians vence com gol de André e está nas quartas do Paulistão

Timão venceu o São Bernardo por 1 a 0 no Estádio Primeiro de Maio e enfrentará a Portuguesa na próxima fase, enquanto Yuri Alberto preocupa ao sair com dores na coxa esquerda
Palmeiras empata com Guarani e enfrentará Capivariano nas quartas

Palmeiras empata com Guarani e enfrentará Capivariano nas quartas

Time de Abel Ferreira conseguiu evitar confrontos contra outros grandes clubes no mata-mata do Paulistão ao garantir a segunda colocação na tabela
Foto: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão

São Paulo bate a Ponte, classifica-se e encara o Red Bull Bragantino

Tricolor abre vantagem com Lucas Ramon e Calleri, sofre pressão no segundo tempo, mas segura o 2 a 1 no Moisés Lucarelli e avança às quartas no Paulistão