A Fifa lançou neste domingo (25/01) a identidade visual oficial da Copa do Mundo Feminina de 2027, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro.
O evento, que aconteceu no Hotel Fairmont em Copacabana, faz parte de uma série de atividades promocionais que incluíram festival de rua e jogo com ex-atletas. A competição reunirá 32 seleções entre 24 de junho e 25 de julho em oito capitais brasileiras.
As atividades tiveram início às 7h da manhã com um Festival de Rua na Avenida Atlântica, próximo ao Posto 6. Ilustradores das oito cidades-sede criaram grandes telas temáticas com participação do público presente.
A programação se estendeu ao longo do dia, incluindo uma partida entre lendas do futebol feminino em arena montada na praia de Copacabana. O Maracanã também recebeu ações promocionais durante o clássico entre Fluminense e Flamengo pelo Campeonato Carioca.
O torneio de 2027 marcará a primeira vez que uma Copa do Mundo Feminina será disputada em território brasileiro e sul-americano.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, destacou a importância histórica do evento durante a cerimônia. “Estamos a 515 dias da Copa do Mundo e vai ser o melhor Mundial da história. O primeiro na América do Sul. Hoje vamos lançar a marca e a identidade, que estão espetaculares. Vai ser uma festa no Brasil“, afirmou Infantino.
O evento contou com a presença de figuras importantes do futebol mundial e brasileiro. Além de Infantino, participaram o presidente da CBF, Samir Xaud, os técnicos das seleções brasileiras feminina e masculina, Arthur Elias e Carlo Ancelotti, respectivamente. Ex-jogadores como Cristiane, Formiga, Cafu e Ronaldo Fenômeno também compareceram à cerimônia.
Samir Xaud, presidente da CBF, expressou suas expectativas para a competição: “O Brasil está pronto, a CBF está pronta, a Seleção está pronta. A gente precisa da nossa torcida, o maior empenho para nosso futebol feminino, ocupando os estádios e dando o apoio que nossas meninas precisam. A gente espera fazer o melhor evento de todos os tempos no Brasil. E deixando a nossa taça aqui em casa, que é o principal”.
A identidade visual do Mundial incorpora as letras “M” e “W”, fazendo referência às palavras “Mundo” e “Mulher” (em inglês, “World” e “Women”). O design aproveita a coincidência de ambos os termos começarem com as mesmas iniciais tanto em português quanto em inglês.
No centro da marca há um losango em homenagem à bandeira brasileira. O nome “Brasil” será mantido com “S” mesmo nas comunicações internacionais.
A competição será disputada em oito capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e Porto Alegre. Como equipe do país-sede, a seleção brasileira já está automaticamente classificada para o torneio e buscará seu primeiro título mundial no futebol feminino.
A Globo fechou acordo com a Fifa para exibir todos os 64 jogos do torneio em suas plataformas. O sportv transmitirá todas as partidas, enquanto a TV Globo exibirá até 56 jogos. O Globoplay concentrará todas as transmissões e oferecerá gratuitamente uma cobertura especial produzida pela ge tv.
