Diversas companhias aéreas suspenderam voos entre o Brasil e os Estados Unidos devido a uma forte tempestade de inverno que atinge o território norte-americano neste domingo (25/01).
A Latam cancelou rotas diretas que conectam o Aeroporto Internacional de Guarulhos a Nova York e Boston neste fim de semana. O fenômeno meteorológico colocou 140 milhões de pessoas sob alerta nos EUA e provocou a interrupção de operações aéreas em vários aeroportos.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O impacto nos voos brasileiros vai além das rotas diretas para os Estados Unidos. Passageiros que embarcam em aeroportos como Galeão e Brasília enfrentam problemas em conexões internacionais que passam por cidades como Miami, Bogotá e Panamá.
Mais de 35 trechos com destino ao território norte-americano foram suspensos nessas regiões.
O site de monitoramento FlightAware registrou o cancelamento do voo Latam 8180, que partiria de Guarulhos com destino a Nova York no sábado (24/01) e domingo (25/01). O voo Latam 8181, que faria o trajeto inverso no domingo, também foi suspenso.
Outros voos afetados incluem o Latam 8164, programado para sair de Guarulhos com destino a Boston, e o Latam 8165, que faria o percurso de Boston para Guarulhos.
Além disso, pelo menos 36 voos de São Paulo com conexão no exterior tiveram o segundo trecho, que parte da escala e leva aos EUA, cancelado.
Passageiros de outras companhias aéreas também enfrentam cancelamentos. Os voos DAL226, operado pela Delta Air Lines, e ALL950, da American Airlines, estão entre os afetados.
A tempestade de inverno mantém até 240 milhões de pessoas sob alerta em uma faixa que se estende do Novo México à Nova Inglaterra. Pelo menos 20 Estados americanos e Washington, a capital, declararam estado de emergência devido às condições climáticas severas.
Globalmente, mais de 13,2 mil decolagens com destino aos EUA foram canceladas em razão das condições meteorológicas adversas. Aproximadamente 14 mil voos com origem ou destino nos Estados Unidos foram suspensos ao longo do fim de semana, conforme dados do FlightAware.
Leia mais: Megatempestade nos EUA deixa 230 mil sem energia e afeta 180 milhões de pessoas
O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, registra o maior número de cancelamentos diretos no Brasil. Passageiros de outros terminais como Galeão, Viracopos, Confins, Manaus, Curitiba e Florianópolis podem enfrentar problemas nas escalas internacionais.
Os cancelamentos iniciaram no sábado e prosseguem neste domingo. A Latam informou que as viagens de e para Nova York e Boston previstas entre sábado e segunda-feira serão canceladas ou sofrerão atrasos devido à tempestade.
Em nota, a Latam Airlines afirmou que o cenário é “totalmente alheio ao controle da empresa” e que está oferecendo aos passageiros a assistência prevista em lei. “A segurança é um valor inegociável, e todas as decisões operacionais seguem critérios rigorosos para garantir uma viagem segura e confiável”, declarou a companhia.
A normalização das operações aéreas depende da evolução das condições meteorológicas nos Estados Unidos. Os cancelamentos devem continuar enquanto a tempestade persistir no território norte-americano.
