O deputado Nikolas Ferreira (PL) organizou um ato que reuniu 18 mil manifestantes na Praça do Cruzeiro, em Brasília, neste domingo (25/01). O evento marcou o encerramento de uma semana de caminhada e mobilização política em apoio ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, atualmente detido no Complexo Penitenciário da Papuda.
A situação foi analisada pela colunista Daniela Lima durante participação no TMC 360 nesta segunda-feira (26/01).
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Estratégia de mobilização nas redes sociais
O parlamentar demonstrou eficiência na captação da atenção pública, mantendo seus seguidores conectados às atividades promovidas nas plataformas digitais. Nikolas transformou o movimento em uma causa da qual se tornou representante principal.
“Nikolas Ferreira é um político que no campo, em especial da extrema direita, direita mais radicalizada, tem uma voz muito eloquente, ele tem um grupo de seguidores que é dele, que é fiel dele, e foi esse grupo que ele instrumentalizou para poder fazer essa grande campanha nas redes sociais ao longo da semana”, afirmou Dani Lima.
Leia mais: Daniela Lima: A situação da União Europeia é gravíssima
Repercussão na imprensa
A mobilização gerou inicialmente cobranças por cobertura jornalística dos veículos de comunicação tradicionais. Posteriormente, quando a imprensa noticiou o incidente com o raio durante o evento, surgiram reclamações por parte dos organizadores.
A capacidade de reunir milhares de manifestantes em condições climáticas adversas após uma semana de caminhada representa uma expressiva demonstração de mobilização popular. “Nicolas se firma como essa liderança capaz de mobilizar pessoas, grupos grandes e grupos inteiros”, completa a jornalista.
Projeção política
Com esta manifestação, Nikolas Ferreira consolida sua posição como uma das lideranças de direita capaz de grande mobilização. O evento confere ao deputado prestígio junto à família Bolsonaro, que vinha solicitando mobilização dos representantes da direita em favor do ex-presidente.
“Isso o firma como um dos porta-vozes da direita, dá a ele um lugar de prestígio”
A demonstração de força política projeta Nikolas Ferreira como figura com potencial eleitoral para disputas majoritárias a partir de 2030, afirma Dani Lima.
