Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula e Trump conversam por telefone sobre economia e...

Lula e Trump conversam por telefone sobre economia e segurança

Presidentes discutiram por 50 minutos indicadores econômicos, proposta brasileira de combate ao crime organizado, Conselho da Paz e situação na Venezuela nesta segunda-feira (26/01)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizaram uma conversa telefônica de cinquenta minutos nesta segunda-feira (26/01). O diálogo, iniciado às 11h, abordou as relações entre Brasil e Estados Unidos e questões da agenda internacional.

Os chefes de Estado trocaram informações sobre indicadores econômicos de seus países, com dados que apontam perspectivas positivas tanto para a economia brasileira quanto para a norte-americana. A ligação ocorreu em um contexto de aproximação bilateral que já resultou na eliminação de parte significativa das tarifas aplicadas a produtos brasileiros no mercado americano.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

“Saudamos o bom relacionamento construído nos últimos meses, que resultou no levantamento de parte significativa das tarifas aplicadas a produtos brasileiros”, destacou Lula em seu perfil no X.

Durante o diálogo, Lula apresentou uma proposta de cooperação no combate ao crime organizado que havia sido enviada ao Departamento de Estado americano em dezembro. O presidente brasileiro manifestou interesse em fortalecer a parceria na repressão à lavagem de dinheiro e ao tráfico de armas, além do congelamento de ativos de grupos criminosos e intercâmbio de dados sobre transações financeiras.

Os presidentes também discutiram o Conselho da Paz, órgão apresentado pelos Estados Unidos. Lula propôs que a iniciativa se concentre na questão de Gaza e inclua a Palestina. O brasileiro reforçou ainda a importância de uma reforma abrangente da ONU, incluindo a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança.

Ao abordarem a situação na Venezuela, o presidente do Brasil enfatizou a necessidade de preservar a paz e a estabilidade regional, trabalhando pelo bem-estar do povo venezuelano.

A visita de Lula a Washington ainda não tem data definida, mas deverá acontecer após a viagem do presidente brasileiro à Índia e à Coreia do Sul em fevereiro. Os detalhes serão estabelecidos em breve.

A conversa entre os líderes das duas maiores economias das Américas ocorreu entre Brasília e Washington, capitais do Brasil e dos Estados Unidos, respectivamente.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula apresenta evolução satisfatória após cirurgia de catarata no olho esquerdo

Lula apresenta evolução satisfatória após cirurgia de catarata no olho esquerdo

Presidente de 80 anos permanecerá em repouso na Granja do Torto durante o fim de semana e deve retomar atividades na segunda-feira (02/02)
Ex-líder do PRTB é denunciado por fraude eleitoral e violência política de gênero

Ex-líder do PRTB é denunciado por fraude eleitoral e violência política de gênero

MP acusa Leonardo Alves e outros seis investigados de falsificar documentos em eleição interna e assediar vice-presidente do partido por ser mulher
Eduardo e Flávio Bolsonaro com Sheik Salman bin Hamad Al Khalifa, Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro do Reino do Bahrein

Em viagem ao Oriente Médio, Flávio Bolsonaro defende “reset” na política externa

Visita integra articulações de pré-campanha e aproximação com países do Golfo Pérsico
Jair Bolsonaro no interrogatório dos réus da trama golpista, sob olhares de Alexandre de Moraes e Paulo Gonet

Moraes autoriza visitas de Nikolas Ferreira e outros parlamentares a Bolsonaro

Encontros foram solicitados pela defesa do ex-presidente e acontecerão na Papudinha nos dias 18 e 21 de fevereiro