Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoApós ligação, Lula e Trump planejam reunião em Washington

Após ligação, Lula e Trump planejam reunião em Washington

Encontro deve ocorrer após viagens do presidente brasileiro à Índia e à Coreia do Sul; conversa também abordou tarifas e Conselho da Paz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone por cerca de 50 minutos com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (26/01). Durante o diálogo, os dois trataram da relação bilateral, de temas da agenda internacional e alinharam a realização de um encontro presencial em Washington, nos próximos meses.

A visita de Lula aos Estados Unidos ainda não tem data definida, mas deverá ocorrer após compromissos do presidente brasileiro na Índia e na Coreia do Sul, previstos para fevereiro. Segundo o governo brasileiro, os detalhes da agenda em Washington serão definidos em breve.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Na conversa, Lula e Trump trocaram informações sobre a situação econômica de seus países e avaliaram que as perspectivas são positivas para Brasil e Estados Unidos. Os dois destacaram ainda o fortalecimento do relacionamento bilateral, que resultou na retirada de parte significativa das tarifas aplicadas a produtos brasileiros no mercado americano.

Os presidentes também discutiram a situação na Venezuela. Lula afirmou que defendeu a preservação da paz e da estabilidade regional, com foco no bem-estar da população venezuelana. O tema ganhou relevância após a recente intervenção dos Estados Unidos no país vizinho.

Outro ponto abordado foi a proposta do Conselho da Paz, iniciativa apresentada por Trump. Lula sugeriu que o órgão concentre sua atuação na questão humanitária da Faixa de Gaza e inclua a Palestina nos debates. O presidente brasileiro voltou a defender uma reforma ampla da Organização das Nações Unidas, com a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança.

Durante o diálogo, Lula também apresentou uma proposta de cooperação entre os dois países no combate ao crime organizado, com foco na repressão à lavagem de dinheiro, ao tráfico de armas, no congelamento de ativos de grupos criminosos e no intercâmbio de informações financeiras. De acordo com o Planalto, a iniciativa foi bem recebida pelo presidente americano.

Leia mais: Lula e Trump conversam por telefone sobre economia e segurança

A conversa ocorreu entre Brasília e Washington e marcou mais um passo no processo de aproximação entre os governos brasileiro e norte-americano, apesar de críticas recentes do petista ao republicano. No final de semana, Lula declarou que Trump “quer ser sozinho o dono da ONU”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

EUA alertam Irã sobre riscos de escalada com exercícios militares no Estreito de Ormuz

EUA alertam Irã sobre riscos de escalada com exercícios militares no Estreito de Ormuz

Manobras com munição real acontecem nos dias 1º e 2 de fevereiro em rota estratégica para exportação de petróleo
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, cumprimenta um membro do Supremo Tribunal de Justiça durante a abertura do novo período judicial com os magistrados do Supremo Tribunal, em Caracas. (Foto: Miraflores Palace/Handout/Reuters)

Venezuela anuncia lei de anistia para presos políticos

Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, afirma que medida busca pacificação nacional
cartaz com imagens do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de Jeffrey Epstein colado em um ponto de ônibus em Nuuk, na Groenlândia

Arquivos de Epstein mencionam denúncia antiga de estupro envolvendo Trump

Acusação contra o presidente dos EUA aparece em documentos do FBI divulgados nesta sexta-feira (30/01)
Pessoas marcham em protesto contra o ICE durante o “National Shutdown”, dia nacional de paralisação com suspensão de aulas, trabalho e consumo, em Nova York

Veja o que se sabe sobre os protestos contra a política migratória de Trump

Atos ganharam força após a morte de Alex Pretti em operação do ICE em Minneapolis