O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com os presidentes da Fifa, Gianni Infantino, e da CBF, Samir Xaud, nesta segunda-feira (26/01), em Brasília.
O encontro no Palácio do Planalto abordou os preparativos para a Copa do Mundo Feminina, que acontecerá no Brasil em 2027, e ocorreu dias após a assinatura de uma Medida Provisória que regulamenta aspectos do torneio.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Durante a reunião, Infantino comentou sobre os movimentos de boicote à Copa do Mundo Masculina deste ano, que tem os Estados Unidos como um dos países-sede.
As ameaças de boicote surgiram após o governo americano, sob a presidência de Donald Trump, anunciar restrições para torcedores de países como Irã, Haiti e Senegal, além de implementar outras medidas protecionistas.
“Eu olho para o futuro sempre e o que é importante em eventos de futebol como a Copa do Mundo, a Copa do Mundo Masculina ou a Feminina aqui no Brasil é que elas unem as pessoas”, afirmou Infantino durante o encontro. O dirigente da Fifa havia concedido anteriormente o primeiro “Prêmio da Paz” da entidade a Trump.
Preparativos para o Mundial Feminino
A MP assinada por Lula na sexta-feira (23) estabelece regras sobre o uso de marcas, símbolos oficiais e direitos de transmissão relacionados ao evento esportivo.
O documento também determina que a proteção aos direitos comerciais não significa flexibilização das normas sanitárias, de defesa do consumidor e de proteção à criança e ao adolescente previstas na legislação brasileira.
Para a transmissão das partidas, a Fifa se comprometeu a oferecer trechos de até 3% da duração dos jogos para fins informativos às emissoras que não detêm os direitos. A medida também prevê áreas de restrição comercial e publicidade em regiões próximas aos estádios e espaços da Fifa Fan Festival.
No domingo (25), a Fifa realizou o lançamento da marca oficial da Copa Feminina no Rio de Janeiro. O torneio acontecerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, com a participação de 32 seleções.
Leia mais: Brasil busca sediar Copa do Mundo de Clubes de 2029 com apoio do governo
