Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula sugere a Trump inclusão da Palestina no Conselho...

Lula sugere a Trump inclusão da Palestina no Conselho da Paz

Líderes do Brasil e dos EUA conversaram por telefone nesta segunda-feira (26/1)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o Conselho da Paz criado pelo governo americano concentre-se exclusivamente na situação de Gaza e tenha representação palestina.

A conversa entre os dois líderes aconteceu por telefone nesta segunda-feira (26/01), quando discutiram a possível participação brasileira no órgão proposto por Washington.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

No telefonema que durou 50 minutos, Lula apresentou condições para a eventual adesão do Brasil à iniciativa americana. “Lula propôs que o órgão apresentado pelos Estados Unidos se limite à questão de Gaza e preveja assento para a Palestina”, afirmou o comunicado oficial da Presidência da República.

A Palestina está atualmente excluída do órgão, o que representa um dos pontos de resistência do governo brasileiro.

O Brasil ainda não confirmou participação no grupo criado pelo republicano, e a tendência é a de recusa. Até o momento, 26 países aceitaram participar do conselho. França, Noruega, Eslovênia, Suécia, Espanha e Alemanha recusaram o convite de Trump.

Além da falta de presença palestina, a concentração de poderes em Trump estavam entre os principais fatores de resistência do governo brasileiro à proposta.

O presidente brasileiro também aproveitou a oportunidade para defender mudanças estruturais na Organização das Nações Unidas. Lula destacou “a importância de uma reforma abrangente das Organização das Nações Unidas (ONU), que inclua a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança”, segundo o comunicado do Planalto.

Situação na Venezuela também foi tema

Os presidentes abordaram ainda a crise na Venezuela, desencadeada depois que os Estados Unidos conduziram uma operação que resultou na prisão do ditador Nicolás Maduro, atualmente sob custódia americana aguardando julgamento.

Sobre este assunto, “o presidente brasileiro ressaltou a importância de preservar a paz e a estabilidade da região e de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano”, de acordo com o comunicado oficial.

Durante a conversa, os dois líderes também trataram de temas relacionados à relação bilateral e à agenda global, além do combate ao crime organizado. Lula e Trump trocaram impressões sobre indicadores econômicos de Brasil e Estados Unidos e sobre a relação entre os dois países.

Ao final da conversa, Lula comprometeu-se a visitar a capital americana após concluir sua viagem oficial à Índia e à Coreia do Sul, programada para fevereiro de 2026. A data específica para a visita aos Estados Unidos ainda não foi definida.

Leia mais: Após ligação, Lula e Trump planejam reunião em Washington

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Eduardo e Flávio Bolsonaro com Sheik Salman bin Hamad Al Khalifa, Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro do Reino do Bahrein

Em viagem ao Oriente Médio, Flávio Bolsonaro defende “reset” na política externa

Visita integra articulações de pré-campanha e aproximação com países do Golfo Pérsico
Jair Bolsonaro no interrogatório dos réus da trama golpista, sob olhares de Alexandre de Moraes e Paulo Gonet

Moraes autoriza visitas de Nikolas Ferreira e outros parlamentares a Bolsonaro

Encontros foram solicitados pela defesa do ex-presidente e acontecerão na Papudinha nos dias 18 e 21 de fevereiro
Na Papudinha, Bolsonaro tem rotina de caminhadas e fisioterapia

Na Papudinha, Bolsonaro tem rotina de caminhadas e fisioterapia

Relatório detalhou a rotina de Bolsonaro por 13 dias na Papudinha
Bolsonaro pede ao STF para receber visita de Nikolas Ferreira e outros parlamentares do PL

Bolsonaro pede ao STF para receber visita de Nikolas Ferreira e outros parlamentares do PL

Defesa do ex-presidente solicita a Alexandre de Moraes permissão para encontros com quatro políticos da legenda