Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula se reuniu com dono do Banco Master fora...

Lula se reuniu com dono do Banco Master fora da agenda oficial

Encontro no Planalto contou com Daniel Vorcaro, Guido Mantega e o então indicado ao BC, Gabriel Galípolo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu em dezembro de 2024 com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, em um encontro que não constou na agenda oficial do Palácio do Planalto. A reunião foi revelada pelo portal Metrópoles. A Secretaria de Comunicação da Presidência não se manifestou.

Segundo a reportagem, a reunião não estava previamente programada. O encontro foi articulado pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que chegou ao Planalto acompanhado de Vorcaro e do ex-CEO do Banco Master, Augusto Lima. Inicialmente, eles despacharam com o chefe do gabinete pessoal do presidente, Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola, responsável pela organização da agenda de Lula. Em seguida, o grupo foi recebido pelo presidente.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Também participou da reunião Gabriel Galípolo, indicado por Lula à presidência do Banco Central e que assumiria o cargo poucos dias depois, em 1º de janeiro de 2025. De acordo com apurações da imprensa, Vorcaro apresentou ao presidente sua avaliação sobre a situação do mercado financeiro e do Banco Master. O BC não comentou o encontro.

Conforme relatos de interlocutores, Lula afirmou durante a reunião que os temas relacionados à instituição financeira deveriam ser tratados de forma técnica pelo Banco Central, sem envolvimento direto da Presidência da República.

Apesar disso, o presidente tem tratado do assunto em conversas reservadas. Reportagem da Folha de S.Paulo apontou que Lula demonstrou insatisfação com a condução do caso pelo ministro Dias Toffoli, relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Os dois teriam se reunido para discutir o tema.

Daniel Vorcaro mantém relações com políticos do Centrão, como o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e foi citado em depoimentos recentes. Já Augusto Lima tem vínculos com o PT da Bahia. Segundo relatos, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, também teria participado do encontro. A Casa Civil não comentou.

Investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal apontam que o Banco Master vendeu cerca de R$ 12,2 bilhões em carteiras de crédito inexistentes ao Banco de Brasília (BRB). De acordo com os investigadores, a operação teria como objetivo tentar evitar a quebra do banco privado, que enfrentava uma crise de liquidez. O prejuízo estimado ao BRB é de aproximadamente R$ 4 bilhões.

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master em 18 de novembro, após a operação ser investigada no âmbito da Operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal. Ex-executivos do Banco Master e do BRB foram intimados a prestar depoimento.

Leia mais: Banco Master: o que Daniel Vorcaro disse em seu depoimento à Polícia Federal

Na semana passada, em evento público realizado em Maceió (AL), Lula criticou pessoas que defendem Vorcaro. Sem citar nomes, o presidente afirmou que “falta vergonha na cara” de quem tenta justificar o caso e mencionou um suposto prejuízo bilionário causado pelo banqueiro ao sistema financeiro.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais