Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
Bruna Allemann
Bruna Allemann
Jornalista especializada em economia e finanças, Bruna Allemann descomplica o mercado financeiro e orienta sobre as melhores práticas de economia pessoal, investimentos e planejamento financeiro.

O que significa o recorde do ouro, que ultrapassou a marca de US$ 5.000?

O ouro é para proteger o que o seu dinheiro vai perder em relação à inflação ou à instabilidade dos outros produtos financeiros que nós temos disponível

Vira e mexe o ouro acaba virando notícia. Dessa vez, dividi essa questão em sete pontos para contextualizar e facilitar o entendimento.

1: O ouro é um sinal de confiança ou desconfiança nas políticas macroeconômicas
Não é só a geopolítica que movimenta o ouro, é o sinal de confiança ou de medo sobre as políticas econômicas. A redução da confiança na política monetária dos Estados Unidos, como as incertezas sobre o Fed, é um fator importante que vem sustentando essa alta do ouro. Isso vai se conectando a outros debates sobre a credibilidade dos bancos centrais e o papel das taxas de juros.

2: Tendência de longo prazo.
Os investidores vão para o ouro quando a dívida pública global cresce muito. Os governos recorrem a estímulos fiscais e monetários relativamente agressivos, trazendo uma imprevisibilidade do que será o futuro. Isso cria um medo da perda de valor, inflação em relação às moedas, o que historicamente também favorece o ouro.

3: Dinâmica do ouro X outras classes de ativo, ou seja, outros tipos de investimento
A alta do ouro pode ser explicada para usar esse movimento correlacionado dos outros mercados. Quando começa a cair a taxa de juros, o ouro fica mais atraente porque ele não paga juros, mas perde menos em relação à inflação real daquelas moedas. Ou seja, o ouro tem pouquíssima inflação, praticamente zero, em relação às outras moedas. Além disso, ele é muito mais escasso do que outros metais industriais, como a prata ou a platina.

4: O ouro é um indicador de estresse de mercado financeiro
Existe um índice que se chama VIX, que é o “Índice de Medo”, e gera muito ruído, principalmente quando começa a aumentar. Todo mundo vai para onde? Segurança! Os bancos centrais acabam trocando a moeda deles, ou inclusive o dólar, que está sendo cada vez mais enfraquecido, para o ouro, que transmite mais confiança e menos poder inflacionário.

5: Quais são as previsões e expectativas?
Não vemos uma expectativa do cenário geopolítico dar uma melhorada versus o número de conflitos que nós estamos enxergando. Então, qual a narrativa futura? De ir cada vez mais para a proteção.

6 e 7: Mercado internacional e Brasil sendo uma das grande reservas de minerais
Nós temos, por exemplo, uma empresa aqui no Brasil cotada na Bolsa de Valores, a Áurea, que também está atrelada ao ouro. Quando os minerais estão com uma atratividade, o país acaba também se beneficiando em relação a isso e a cotação do ouro acaba aumentando. E o Brasil tem uma grande reserva de minerais. Por isso, pode ser que cada vez mais a gente enxergue o ouro batendo a sua máxima. Mas, lembrando, não é um ativo para você ganhar dinheiro.

O ouro é para proteger o que o seu dinheiro vai perder em relação à inflação ou à instabilidade dos outros produtos financeiros que nós temos disponível.

Veja mais no YouTube da TMC: