Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaRonaldo Caiado anuncia saída do União Brasil

Ronaldo Caiado anuncia saída do União Brasil

Governador de Goiás afirmou que está buscando por novo partido para lançar candidatura nas eleições de 2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, informou que deve abandonar o União Brasil nos próximos dias para viabilizar sua candidatura presidencial. A declaração foi feita nesta terça-feira (27/1) durante entrevista à rádio Novabrasil em Goiânia, quando o governador confirmou já ter comunicado à direção partidária sua busca por um novo partido.

A possível saída evidencia o agravamento das tensões entre Caiado e o comando do União Brasil, que não demonstra apoio à sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto.

“Já informei o presidente do partido, o Rueda, o ACM Neto, que é meu amigo-irmão, e já disse que entendo a dificuldade do partido. Só que, nessa situação, eu já estou buscando também uma alternativa para ter outro partido pelo qual me candidatar”, afirmou o governador de Goiás.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O principal motivo do rompimento é a estratégia da cúpula partidária de não lançar candidato próprio à Presidência. A direção do União Brasil prefere formar um bloco com outras siglas de direita e centro-direita, priorizando nomes como os governadores Ratinho Júnior (PSD) ou Tarcísio de Freitas (Republicanos). Uma aliança com o senador Flávio Bolsonaro (PL) também é avaliada, embora não confirmado ainda.

Caiado tem se posicionado como uma alternativa da direita não bolsonarista para 2026, buscando se diferenciar tanto do atual governo Lula quanto do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em suas declarações recentes, o governador tem criticado o que chama de “polarização extrema” na política brasileira.

O governador de Goiás já possui uma pré-campanha em andamento, conduzida pelo marqueteiro Paulo Vasconcelos, que trabalhou com Aécio Neves na campanha presidencial de 2014.

Até o momento, Caiado não anunciou para qual partido ele deve se filiar para lançar a candidatura à presidência.

A janela para troca partidária sem perda de mandato para cargos majoritários, como governadores, abre em abril de 2026, seis meses antes das eleições. Como Caiado não pode se reeleger ao governo de Goiás, ele tem maior flexibilidade para mudar de partido sem enfrentar consequências legais imediatas.

Leia mais: Lula e Macron discutem Conselho da Paz e acordo Mercosul-UE em telefonema

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais