Agentes do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) vão ajudar na segurança da delegação norte-americana nos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália, disse uma fonte da embaixada dos EUA nesta terça-feira (27/01), medida que provocou forte reação de políticos italianos.
Os agentes do ICE e da Patrulha de Fronteira foram duramente criticados nos Estados Unidos por sua aplicação da repressão à imigração do governo do presidente Donald Trump após dois cidadãos norte-americanos serem mortos a tiros neste mês em incidentes separados no Estado de Minnesota.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
A fonte da embaixada disse sob condição de anonimato que a divisão de Investigações de Segurança Interna do ICE (HSI, em inglês) deve apoiar o serviço de segurança do Departamento de Estado dos EUA nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, que serão disputados entre 6 e 22 de fevereiro.
Os agentes da HSI não realizarão nenhuma atividade de fiscalização de imigração enquanto estiverem na Itália, mas terão como objetivo “mitigar os riscos de organizações criminosas transnacionais”, disse a fonte, sem entrar em detalhes.
“Todas as operações de segurança permanecem sob a autoridade italiana”, acrescentou a fonte.
A HSI esteve presente em grandes eventos esportivos nos Estados Unidos e no exterior no passado, incluindo os Jogos Olímpicos anteriores, como parte de parcerias internacionais relacionadas ao tráfico de pessoas e de drogas, disse um ex-funcionário.
Leia mais: Juiz dos EUA ameaça chefe do ICE com prisão por desacato e ordena comparecimento ao tribunal
Porta-vozes do ICE não responderam imediatamente às perguntas sobre a operação na Itália. Um porta-voz do Departamento de Estado disse que, como nas Olimpíadas anteriores, várias agências federais estariam ajudando na segurança, incluindo a HSI.
Por Reuters
