Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaHospitais brasileiros se destacam entre os melhores da América...

Hospitais brasileiros se destacam entre os melhores da América Latina em ranking

Levantamento da Newsweek avalia instituições privadas com base em desempenho clínico, reputação médica e experiência do paciente

Hospitais privados brasileiros estão entre os mais bem avaliados da América Latina em 2026, segundo ranking elaborado pela revista Newsweek em parceria com a empresa de inteligência de dados Statista. A lista reúne instituições de destaque da região nas áreas de ortopedia e oftalmologia, com base em critérios técnicos, reputacionais e de experiência do paciente.

Na liderança entre os hospitais brasileiros está o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, que aparece como o melhor da América Latina no ranking geral. Também figuram entre os mais bem colocados o Hospital Sírio-Libanês, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Hcor (Hospital do Coração), a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o Hospital Samaritano Higienópolis, além de unidades no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Campinas.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O ranking avalia instituições privadas em cinco procedimentos considerados de alta demanda na região: cirurgia e substituição de joelho, cirurgia e substituição de quadril, cirurgia de ombro, cirurgia de catarata e cirurgia refrativa da visão. A metodologia combina quatro critérios principais: pesquisa internacional com profissionais de saúde da América Latina, dados de acreditação e certificação, avaliações de pacientes no Google e, no caso da ortopedia, a adoção de medidas de resultados relatados pelos próprios pacientes.

De acordo com a Newsweek, a publicação do ranking responde a um cenário de envelhecimento acelerado da população latino-americana, apontado pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal). A tendência deve ampliar a procura por tratamentos ortopédicos e oftalmológicos, aumentando a importância de informações comparáveis sobre qualidade assistencial.

Entre as instituições brasileiras reconhecidas, a Beneficência Portuguesa de São Paulo destacou o desempenho na área de ortopedia pelo segundo ano consecutivo. Segundo a diretora-executiva médica da BP, Veridiana Penteado Cordaro, o reconhecimento reflete investimentos em tecnologia, organização assistencial e resultados clínicos, além do trabalho das equipes multiprofissionais.

“A conquista é resultado do empenho de todo o corpo clínico e das equipes assistenciais do Centro de Ortopedia, que completa um ano com resultados expressivos, investimentos constantes em tecnologia. É um marco que valida a qualidade da assistência prestada e o compromisso permanente com a excelência no cuidado ao paciente”, declarou Cordaro.

Na oftalmologia, o Brasil também aparece com destaque no ranking, com instituições como o Hospital de Olhos do Paraná, o Instituto Brasileiro de Oftalmologia (IBOL), no Rio de Janeiro, e o Hoftalon Hospital de Olhos, no Paraná, entre os centros especializados reconhecidos.

Leia mais: Governo vai construir primeiro hospital inteligente do SUS em São Paulo

A Newsweek afirma que o objetivo do levantamento é oferecer subsídios para pacientes que buscam atendimento privado, destacando instituições que apresentam desempenho consistente, padrões clínicos elevados e maior confiabilidade nos serviços prestados.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

SpaceSail deve lançar 648 satélites e expandir internet por todo o Brasil até 2030

Rival da Starlink: internet chinesa deve chegar ao Brasil até 2026

Com mais uma concorrente no mercado, os valores para a conexão ultrarrápida podem baixar
Chuva de meteoros em céu estrelado

Chuva de meteoros ilumina o céu do Brasil nesta terça — saiba onde e quando ver

Orionídeas chegam ao auge com até 20 meteoros por hora; espetáculo será visível em todo o país
Tela de computador com ChatGPT aberto

De TikTok ao ChatGPT: estudo mostra como jovens vivem (e aprendem) na internet

Estudo revela que crianças e jovens entram na internet cada vez mais cedo, usam o celular como principal acesso e aprendem a lidar com privacidade, publicidade e riscos digitais
Imagem da Super Lua Nova

Superlua e meteoros: veja agenda astronômica para dezembro de 2025

Céu limpo e horizonte livre serão melhor para observação dos fenômenos astronômicos do mês