Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilRaios provocam novo foco de incêndio na Chapada dos...

Raios provocam novo foco de incêndio na Chapada dos Veadeiros

Só no parque, 1,5 mil hectares já foram queimados

Um novo foco de incêndio está atingindo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, causado por raios que atingiram a área durante as recentes chuvas na região. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), até esta sexta-feira (17), a área afetada pelo fogo no parque chega a 1,5 mil hectares (ha).

Na primeira frente de incêndios, iniciada em 28 de janeiro, a área total atingida supera os 112 mil hectares. Só no parque, foram cerca de 900 ha na primeira leva de incêndios e outros 653,4 ha em decorrência dos raios desde terça-feira (14).

A situação havia melhorado com a ajuda da chuva mas, com os raios, um novo foco de incêndio teve início dentro do parque.

rilhas

Na quinta-feira (16), o ICMBio informou que os raios incendiaram área próxima à região da Serra do Santana, “que pode representar risco para os locais de visitação”. Com isso, as travessias do parque chegaram a ser fechadas na terça-feira (14). Algumas delas foram reabertas hoje, após avaliação das condições de segurança.

“As trilhas de uso diário, que não exigem pernoite, permanecem abertas normalmente ao público”, informou o ICMBio.

Equipes

Uma equipe foi então deslocada para monitoramento com uso de drone e definição das estratégias de combate, conseguindo controlar o avanço do incêndio com um efetivo de 30 brigadistas, dois helicópteros e dois aviões.

Os brigadistas estavam mobilizados desde o incêndio iniciado no território Kalunga, em Cavalcante.

“Atualmente, duas frentes de combate estão em operação: uma na área do Rio Preto e outra próxima à Fazenda Procópio, no município de Colinas do Sul. Nessa última, atuam 14 brigadistas do ICMBio, dez do Prevfogo — sendo cinco da brigada Alto Paraíso 3 e cinco da brigada Minasul — , além de seis integrantes da brigada voluntária de Colinas do Sul”, informou nesta sexta-feira, em nota, o ICMBio.

A operação conta com a participação de 215 pessoas, entre brigadistas do ICMBio e do Prevfogo/Ibama, servidores de apoio logístico e voluntários.

Fonte: Agência Brasil.

Notícias que importam para você

A imagem é um plano médio do jogador de futebol Neymar Jr., vestindo a camisa do Santos Futebol Clube, em um momento de interação com o público ou torcida.

Neymar encerra temporada com desabafo sobre saúde mental; futuro no Santos é incerto

Após vitória do Santos contra o Cruzeiro, Neymar destacou a importância de recuperar a saúde mental dele antes de qualquer outra questão
Fluminense comemora gol marcado contra o Bahia, pelo Brasileirão Série A 2025

Fluminense garante vaga na fase de grupos da Libertadores; Bahia e Botafogo vão para a pré

Já no outro lado da tabela, estão os rebaixados Ceará, Fortaleza, Juventude e Sport
A imagem captura um momento vibrante de um protesto de rua composto majoritariamente por mulheres, carregando cartazes e manifestando-se com forte expressão emocional, provavelmente na Avenida Paulista, devido à densidade e ambiente urbano. O protesto é claramente contra o feminicídio e a misoginia.

Veja fotos dos protestos em SP, RJ e DF após onda de feminicídios que chocaram o país

Atos foram convocados após uma série de feminicídios nas últimas semanas, com destaque para São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro