A Polícia Militar do Distrito Federal encaminhou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, um pedido para alterar procedimentos da custódia do ex-presidente Jair Bolsonaro, detido no 19º Batalhão da PMDF, conhecido como Papudinha. O ofício sugere mudança no dia das visitas e autorização para caminhadas monitoradas dentro da unidade.
Atualmente realizadas às quintas-feiras, as visitas ao ex-presidente passariam para os sábados, segundo a proposta. A PMDF afirma que, durante a semana, há maior circulação de servidores, além de atividades administrativas e visitas regulares a outros 48 custodiados, o que dificulta a separação de ambientes e aumenta o risco de incidentes.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
De acordo com a corporação, aos sábados o fluxo interno é menor, o que garante maior previsibilidade operacional, controle de acessos mais eficiente e condições ampliadas de segurança tanto para Bolsonaro quanto para a unidade prisional.
Além da mudança nas visitas, a PMDF pediu aval para que Bolsonaro realize caminhadas supervisionadas em locais internos e delimitados do Núcleo de Custódia Policial Militar, como o campo de futebol ou a pista asfaltada nos fundos do batalhão.
A solicitação tem respaldo em recomendações médicas, segundo a Polícia Militar, e visa à preservação da saúde física do ex-presidente. No documento, a corporação destaca que a atividade teria baixo impacto operacional, não envolveria contato físico nem uso de equipamentos e ocorreria sempre sob escolta e vigilância permanente.
Segundo a PMDF, as medidas pretendidas buscam reduzir riscos à segurança institucional e garantir a integridade física de Bolsonaro, sem qualquer alteração no regime de cumprimento da pena.
Leia mais: Homem da Meia-Noite completa 94 anos com desfile histórico em Olinda
