Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaNikolas Ferreira cita caso Orelha e defende redução da...

Nikolas Ferreira cita caso Orelha e defende redução da maioridade penal

Deputado federal defendeu a redução da maioridade penal e criticou sistema atual do ECA

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) defendeu a redução da maioridade penal ao comentar o caso do cão comunitário Orelha, morto por adolescentes em Florianópolis.

O parlamentar publicou um vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira (29/01) argumentando que menores envolvidos em crimes graves não recebem punições adequadas no Brasil.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Na gravação, o deputado mineiro contrapôs visões políticas sobre o tema da responsabilização de adolescentes infratores. Ele criticou o sistema atual estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê internação máxima de três anos para menores, sem gerar antecedentes criminais.

Nikolas destacou que adolescentes de 16 anos podem casar, trabalhar e votar com autorização dos pais, mas não respondem criminalmente por seus atos. O parlamentar afirmou que apenas após completar 18 anos um infrator recebe punições mais severas no sistema penal brasileiro.

“Justiça por orelha. Você deve estar cansado de ouvir isso, mas é um caso realmente que deve ter a repercussão que está tendo. Afinal de contas, um adolescente que comete isso contra um cachorro, ele potencialmente cometerá isso também contra um ser humano”, declarou o deputado.

O parlamentar expressou sua opinião sobre como os suspeitos deveriam ser tratados. “Eu acredito que nós estamos 100% corretos. Porque primeiro que esses garotos deviam tomar uma surra e bem dada”, afirmou Nikolas no vídeo.

O caso do cão Orelha, morto na Praia Brava, em Florianópolis, ganhou grande repercussão nacional nas redes sociais. Os suspeitos do crime são adolescentes, conforme mencionado pelo deputado em sua manifestação.

Leia mais: Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira

Nikolas questionou a eficácia do sistema atual ao afirmar: “Com 16 anos, hoje no Brasil, você praticamente tem salvo conduto pra fazer o que você quiser, destruir a vida de quem você quiser e não vai acontecer nada, absolutamente nada com você.”

O deputado não apresentou propostas legislativas específicas nem citou projetos em tramitação no Congresso Nacional relacionados ao tema da maioridade penal. Ao final do vídeo, ele perguntou aos seguidores: “De que lado você está?”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Malafaia diz ao STF que fez apenas críticas e não teve intenção de ofender general do Exército

Malafaia diz ao STF que fez apenas críticas e não teve intenção de ofender general do Exército

Em resposta à denúncia da PGR, pastor afirma que não citou nome de Tomás Paiva durante ato na Avenida Paulista que pedia anistia para presos do 8 de janeiro
Paraná Pesquisas: 50,6% desaprovam governo Lula e 46,4% aprovam gestão

Paraná Pesquisas: 50,6% desaprovam governo Lula e 46,4% aprovam gestão

Mais de 20% classificaram governo do presidente como regular
Presidente do TJ, Desembargador Ricardo Couto de Castro

Presidente do TJ cancela viagem e assume Governo do RJ após Castro viajar à Europa

Desembargador Ricardo Couto de Castro, terceiro na linha sucessória, fica no comando do Executivo até o retorno do governador
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Influenciadores relatam terem sido convidados pelo BRB para discutir Master

Influenciadores relatam receber convite do BRB para "falar sobre Master" e "mostrar transparência" do banco