O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 50,6% dos brasileiros, enquanto 46,4% aprovam a atual gestão federal, segundo novo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (29/1).
O levantamento ouviu 2.080 eleitores em todo o território nacional entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2026, por meio de entrevistas domiciliares presenciais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
A pesquisa também mediu como os brasileiros classificam a administração petista:
- Para 41,7% dos entrevistados o governo é considerado ruim (7,4%) ou péssimo (34,3%).
- Já para 33,4% dos entrevistados, a gestão de Lula é ótima (12,2%) ou boa (21,2%).
O percentual de brasileiros que classificam o governo Lula como regular chegou a 23,4%. Neste quesito específico, 1,4% dos participantes não souberam ou não opinaram.
Os índices apresentados pelo Paraná Pesquisas oscilaram dentro da margem de erro em relação ao levantamento anterior, publicado em dezembro de 2025. Isso indica estabilidade na avaliação do governo federal pelos brasileiros nos últimos meses.
A pesquisa mostrou também mostrou as variações de acordo com o gênero, idade e nível de escolaridade. 49,4% das mulheres entrevistadas afirmaram aprovar o governo Lula. Em contrapartida, a maioria (55,3%) dos homens afirmou desaprovar a administração do governo.
Segundo a pesquisa, a maioria das pessoas que disseram aprovar o governo também afirmaram receber o Bolsa Família ou ter alguém em casa que recebe o benefício.
O Paraná Pesquisas apurou também a opinião dos brasileiros sobre a comparação entre o governo Bolsonaro e o Governo Lula. Segundo o levantamento, 42,6% afirmaram que a administração de Lula está melhor do que a administração de Jair Bolsonaro.
Para 15,1% o governo Lula está igual ao de Bolsonaro e para 39,3% está pior. 2,9% não responderam.
O estudo foi financiado com recursos do próprio instituto Paraná Pesquisas e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08254/2026.
Leia mais: Influenciadores relatam terem sido convidados pelo BRB para discutir Master
