O Mirassol venceu o Vasco por 2 a 1, de virada, nesta quinta-feira (29/01), no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia (Maião), em Mirassol (SP), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Série A de 2026. O resultado marcou um início positivo do Leão Caipira em seu segundo ano na elite nacional, após um primeiro ano espetacular, que culminou com a classificação à Libertadores.
O primeiro tempo terminou empatado por 1 a 1. O Vasco abriu o placar aos 21 minutos, quando Philippe Coutinho marcou de cabeça após cruzamento pela direita. No lance do gol, o meia caiu de forma preocupante, chegou a assustar jogadores e torcedores, mas permaneceu em campo utilizando uma touca na cabeça.
A resposta do Mirassol veio aos 32 minutos. Após jogada aérea, Puma Rodríguez falhou ao permitir o cabeceio na área, e Carlos Cuesta, ao tentar o corte, desviou contra o próprio gol, decretando o empate ainda na etapa inicial.
Durante a parada técnica do primeiro tempo, o técnico Fernando Diniz protagonizou uma cobrança dura ao elenco vascaíno. O volante Nuno Gomes foi o jogador mais pressionado pelo treinador, em um momento de forte repreensão à beira do campo.
No início do segundo tempo, o Mirassol aproveitou nova falha defensiva do Vasco para virar o jogo. Aos 9 minutos, Lucas Piton errou na saída de bola dentro da área, e a jogada terminou com Willian Machado finalizando para marcar o segundo gol do time paulista.
Em uma pressão final, o Cruzmaltino quase chegou ao empate, mas Walter garantiu os três pontos do Leão. Com o resultado, o Mirassol confirma o bom momento vivido desde o Campeonato Paulista, enquanto o Vasco estreia no Brasileirão com derrota e já pressionado. Nos minutos finais, a torcida xingou Fernando Diniz.
