O técnico Tite reconheceu falhas no planejamento do Cruzeiro após a derrota por 4 a 0 para o Botafogo na estreia do Campeonato Brasileiro 2026, nesta quinta-feira (29/1). O resultado ampliou a sequência negativa da equipe mineira, que acumula quatro derrotas em seis jogos desde a chegada do novo comandante.
A partida contra o Botafogo marcou apenas o terceiro jogo dos titulares na temporada 2026. O elenco principal foi poupado nas duas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro, entrando em campo somente a partir do confronto contra o Uberlândia, válido pela terceira rodada do estadual.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
“Talvez, o erro maior nas reflexões agora que estou observando, foi estratégia, que eu entendi ser a mais importante, de preservação da equipe para retomar ritmo. A retomada de ritmo dela é o mais importante. Poderia ter jogado mais jogos mesmo correndo risco maior de lesão. A equipe podia ter jogado mais jogos, ia estar mais ritmada para apressar o processo de voltar a ter um comportamento e um ritmo melhor tal qual ano passado”, afirmou Tite.
O treinador também comentou sobre as dificuldades enfrentadas para dar sequência ao trabalho desenvolvido anteriormente por Leonardo Jardim no clube.
“Primeiro, era a retomada desse trabalho. Inclusive, antes eu já havia colocado do nível. Agora, eu não termino uma competição e inicio a outra já no mesmo nível.” E nós sempre colocamos dessa forma de retomar esse trabalho. Dar um passo para trás, simplicidade, sentir todas as críticas justas, que elas vão acontecer pela grandeza do Cruzeiro. Trabalhar e reverter dentro do campo, não tem outra forma”, disse o técnico.
Sensação do último Brasileiro, Mirassol vira sobre o Vasco e estreia com vitória em 2026
O Cruzeiro volta a campo neste domingo (02/02), às 20h, contra o Betim, na Arena Urbsan, pelo Campeonato Mineiro. Na sequência, a equipe celeste enfrenta o Coritiba na quinta-feira (6/2), às 21h30, no Mineirão, pela segunda rodada do Brasileirão.
A comissão técnica agora busca ajustes para melhorar o desempenho da equipe nos próximos compromissos, após o desempenho abaixo do esperado no Rio de Janeiro, onde o time não conseguiu conter o adversário.
