A semana foi agitada no mercado financeiro, com implicações no Brasil e no mundo. Dentre os principais assuntos, podemos destacar:
- Alta do ouro: Investidores e bancos centrais, entre eles o do Brasil, buscam proteção em ativos considerados mais seguros diante das incertezas econômicas e políticas. Está relacionada a um movimento de conservadorismo financeiro global
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
- EUA passa por momentos delicados: Donald Trump está tentando colocar sanções contra Cuba, reverberações sobre a questão da captura de Maduro, risco de uma nova ordem mundial… tudo isso acaba elevando a dívida pública americana.
- Desdolarização: Compra-se mais ouro, visto como “o conservador do conservador” e como proteção de reservas financeiras. O metal precioso tem se destacado como alternativa de investimento em meio às incertezas econômicas globais. Bancos centrais estão aumentando suas reservas neste metal, reduzindo a dependência do dólar americano.
- Alta da Bolsa de Valores no Brasil: Oportunidades interessantes.
O que é importante prestar atenção para os próximos dias?
Há dois pontos interessantes para aqueles que estão de olho nos próprios investimentos presentes ou futuros:
- Risco de Shutdown nos EUA: Paralização de determinados serviços básicos estatais, ou seja, federais, para poder conter os gastos do governo americano. É muito mais um movimento político do que um movimento econômico em si.
- Será que terá alteração do presidente do Banco Central americano? Isso estará nos holofotes!
