Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaTebet diz que conversou com Lula sobre disputa ao...

Tebet diz que conversou com Lula sobre disputa ao Senado e confirma saída do governo

Ela afastou a possibilidade de disputar o governo paulista, apontando que o governo Lula tem dois nomes fortes para disputar o Palácio dos Bandeirantes

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse nesta sexta-feira (30/01) que deixará o governo para disputar a eleição de outubro, e afirmou que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a possibilidade de uma candidatura dela a uma cadeira no Senado.

Em entrevista a jornalistas após participar de evento em São Paulo, Tebet se colocou à disposição do projeto político liderado por Lula e disse que seu destino político está nas mãos do presidente. A ministra falou que deve ter uma conversa definitiva com Lula antes do Carnaval.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

“Na conversa que tive com o presidente — a primeira de pelo menos mais uma que terei, ou no final da semana que vem, mas, com certeza, antes do Carnaval — que eu deixo o Ministério do Planejamento e Orçamento até o dia 30 de março, quando o presidente definir, porque o presidente entende que eu sou importante no processo eleitoral, acha importante a minha candidatura. Discutimos com o presidente, começamos a discutir apenas a minha candidatura ao Senado Federal”, disse.

“Para mim, política é missão, e eu disse para o presidente que a minha missão está acima da minha vontade política. A minha vontade passa a ser anulada, não tem mais que discutir aquilo que eu quero, mas aquilo que eu preciso fazer dentro de um processo”, disse Tebet, acrescentando: “coloquei na mão do presidente Lula o meu destino político”.

A titular do Planejamento será apenas uma entre os vários ministros de Lula que deixarão o governo para disputar as eleições deste ano. Cerca de dois terços dos auxiliares diretos do presidente devem deixar seus cargos nos próximos meses para cumprir o prazo legal de desincompatibilização necessário para disputar as eleições.

Tebet disse que não tratou com Lula uma mudança de domicílio eleitoral para São Paulo ou uma troca de partido, deixando o MDB. A ministra, que já foi senadora pelo MDB de Mato Grosso do Sul, tem sido cotada para disputar uma cadeira de senadora representando São Paulo.

Ela afastou a possibilidade de disputar o governo paulista, apontando que o governo Lula tem dois nomes fortes para disputar o Palácio dos Bandeirantes: o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A ministra disse ainda que recebeu “lá atrás” um convite para se filiar ao PSB, afirmando ter boa relação com lideranças da legenda, como Alckmin, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, a deputada federal Tabata Amaral (SP) e o prefeito de Recife e presidente nacional do partido, João Campos.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Na Papudinha, Bolsonaro tem rotina de caminhadas e fisioterapia

Na Papudinha, Bolsonaro tem rotina de caminhadas e fisioterapia

Relatório detalhou a rotina de Bolsonaro por 13 dias na Papudinha
Bolsonaro pede ao STF para receber visita de Nikolas Ferreira e outros parlamentares do PL

Bolsonaro pede ao STF para receber visita de Nikolas Ferreira e outros parlamentares do PL

Defesa do ex-presidente solicita a Alexandre de Moraes permissão para encontros com quatro políticos da legenda
Tarcísio rebate críticas sobre relação com Bolsonaro e diz que decisão é “gratidão”

Tarcísio rebate críticas sobre relação com Bolsonaro e diz que decisão é “gratidão”

Governador de São Paulo respondeu a comentários de Gilberto Kassab, que sugeriu necessidade de manter identidade política própria
Lula recebe alta após cirurgia de catarata sem complicações no olho esquerdo

Lula recebe alta após cirurgia de catarata sem complicações no olho esquerdo

Procedimento foi realizado nesta sexta-feira em hospital de Brasília; presidente retoma agenda na segunda