Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoSecretário-geral da ONU alerta para "colapso financeiro iminente" da...

Secretário-geral da ONU alerta para “colapso financeiro iminente” da entidade

Antonio Guterres citou taxas não pagas e regra orçamentária que obriga o órgão global a devolver o dinheiro não gasto

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, informou aos Estados-membros que a organização corre o risco de um “colapso financeiro iminente”, citando taxas não pagas e uma regra orçamentária que obriga o órgão global a devolver o dinheiro não gasto, de acordo com uma carta acessada pela agência Reuters nesta sexta-feira (30/01).

Guterres tem falado repetidamente sobre o agravamento da crise de liquidez da organização, mas este é seu aviso mais severo até o momento, e surge em um momento em que seu principal contribuinte, os Estados Unidos, está se afastando do multilateralismo em várias frentes.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

“A crise está se aprofundando, ameaçando a execução dos programas e causando risco de colapso financeiro. E a situação se deteriorará ainda mais no futuro próximo”, afirmou Guterres em uma carta aos Estados-membros datada de 28 de janeiro.

Os EUA cortaram o financiamento voluntário às agências da ONU e se recusaram a fazer pagamentos obrigatórios aos seus orçamentos regulares e de manutenção da paz.

O presidente dos EUA, Donald Trump, descreveu a ONU como tendo “grande potencial”, mas disse que ela não está cumprindo esse papel e lançou um Conselho da Paz que alguns temem que possa minar o órgão internacional.

Fundada em 1945, a ONU tem 193 Estados-membros e trabalha para manter a paz e a segurança internacionais, promover os direitos humanos, fomentar o desenvolvimento social e econômico e coordenar a ajuda humanitária.

Em sua carta, Guterres disse que “as decisões de não honrar as contribuições que financiam uma parte significativa do orçamento regular aprovado foram agora formalmente anunciadas”.

Ele não disse a qual Estado ou Estados se referia e um porta-voz da ONU não estava disponível para comentar imediatamente.

“Ciclo Kafkiano”

De acordo com as regras da ONU, as contribuições dependem do tamanho da economia de cada Estado-membro. Os EUA respondem por 22% do orçamento principal, seguidos pela China, com 20%.

Mas, no final de 2025, havia um recorde de 1,57 bilhão de dólares em dívidas pendentes, disse Guterres, sem nomear os países.

“Ou todos os Estados-membros honram suas obrigações de pagar integralmente e em dia, ou os Estados-membros devem reformular fundamentalmente nossas regras financeiras para evitar um colapso financeiro iminente”, disse ele.

Leia mais: Rússia suspende ataques a Kiev até domingo a pedido de Trump; Zelensky vai retribuir

Guterres lançou no ano passado uma força-tarefa de reforma, conhecida como UN80, que busca cortar custos e melhorar a eficiência. Para esse fim, os Estados concordaram em cortar o orçamento de 2026 em cerca de 7%, para 3,45 bilhões de dólares.

Ainda assim, Guterres alertou na carta que a organização poderia ficar sem dinheiro até julho.

Um dos problemas é uma regra agora considerada antiquada, segundo a qual o órgão global tem que creditar de volta centenas de milhões de dólares em contribuições não gastas aos Estados a cada ano.

“Em outras palavras, estamos presos em um ciclo kafkiano que exige a devolução de dinheiro que não existe”, disse Guterres, referindo-se ao autor Franz Kafka, que escreveu sobre processos burocráticos opressivos.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, cumprimenta um membro do Supremo Tribunal de Justiça durante a abertura do novo período judicial com os magistrados do Supremo Tribunal, em Caracas. (Foto: Miraflores Palace/Handout/Reuters)

Venezuela anuncia lei de anistia para presos políticos

Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, afirma que medida busca pacificação nacional
cartaz com imagens do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de Jeffrey Epstein colado em um ponto de ônibus em Nuuk, na Groenlândia

Arquivos de Epstein mencionam denúncia antiga de estupro envolvendo Trump

Acusação contra o presidente dos EUA aparece em documentos do FBI divulgados nesta sexta-feira (30/01)
Pessoas marcham em protesto contra o ICE durante o “National Shutdown”, dia nacional de paralisação com suspensão de aulas, trabalho e consumo, em Nova York

Veja o que se sabe sobre os protestos contra a política migratória de Trump

Atos ganharam força após a morte de Alex Pretti em operação do ICE em Minneapolis
Quem é a “Barbie do Ice”, alvo de democratas e republicanos nos EUA

Quem é a “Barbie do Ice”, alvo de democratas e republicanos nos EUA

Kristi Noem, ex-governadora de Dakota do Sul, é criticada após incidentes fatais envolvendo agentes do ICE em Minneapolis