Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilMinistério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça...

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Avaliação é a mesma da Organização Mundial da Saúde

O Ministério da Saúde explicou nessa sexta-feira (30/01) que o vírus Nipah, que teve dois casos confirmados na província indiana de Bengala Ocidental, na Índia, tem potencial baixo de causar uma nova pandemia e não representa uma ameaça para o Brasil.

A avaliação é a mesma divulgada pela Organização Mundial da Saúde em uma entrevista coletiva nessa sexta-feira (30/01). 

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A autoridade sanitária do governo brasileiro esclareceu que o último dos dois casos confirmados na Índia foi diagnosticado em 13 de janeiro, e que, desde então, foram identificados 198 contatos dos casos confirmados. Todos foram monitorados e os testes tiveram resultados negativos para a doença. 

“Diante do cenário atual, não há qualquer indicação de risco para a população brasileira. As autoridades de saúde seguem em monitoramento contínuo, em alinhamento com organismos internacionais”, esclareceu o Ministério da Saúde. 

O ministério afirmou que mantém no Brasil protocolos permanentes de vigilância e resposta a agentes altamente patogênicos, em articulação com instituições de referência como o Instituto Evandro Chagas e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além da participação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

O Nipah já foi identificado outras vezes no Sudeste da Ásia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ele foi descoberto em 1999, em um surto entre criadores de porcos na Malásia, e é detectado com regularidade em Bangladesh e na Índia.

Consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, o professor de infectologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) Benedito Fonseca explicou, em entrevista à Agência Brasil, que a incidência na Índia está ligada à presença de uma espécie de morcegos que serve de hospedeiro para o vírus, que por isso é classificado como zoonótico. 

Esses morcegos, que não vivem no continente americano, se alimentam de frutas e de uma seiva doce que também são consumidas por seres humanos e animais domésticos nesta época do ano, e isso causa a contaminação. Também há relatos de que secreções de pessoas infectadas podem transmiti-lo.

“Os vírus [zoonóticos] normalmente têm uma relação muito íntima com o seu reservatório. E esse morcego tem uma distribuição grande na Ásia, mas não tem distribuição nem na Europa nem nas Américas. Acredito que o potencial pandêmico, de uma distribuição no mundo todo, é pequeno”, avaliou Fonseca. 

Por Agência Brasil

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Moraes pede explicações sobre recriação da gratificação faroeste no Rio de Janeiro

Moraes pede explicações sobre recriação da gratificação faroeste no Rio de Janeiro

Ministro do STF determinou que Alerj e governador Cláudio Castro esclareçam benefício que bonifica policiais civis por mortes de suspeitos em confrontos e apreensão de armamentos
Prazo para aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Prazo para aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Pedido é feito online e vale para MEI, micro e pequenas empresas
Corrida de Reis

Corrida de Reis altera o trânsito no Eixo Monumental em Brasília neste sábado

O evento vai reunir cerca de 17 mil corredores, com percursos de 6 km e 10 km; a largada está marcada para às 17h, em frente ao Palácio do Buriti
Carreta em alta velocidade atinge veículos parados em via de Chapecó

Carreta desgovernada atinge vários veículos e deixa ao menos 10 feridos em SC

Motorista testou negativo para álcool; acidente ocorreu em Chapecó, e as causas são investigadas